LOCAL: município de Boquira, no território de identidade Bacia do Paramirim, a 649,1 quilômetros de Salvador.
DATA: 10.02.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: entrega de uma viatura da Polícia Militar e assinatura de autorização para implantação de quatro sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural. Na oportunidade serão autorizados, ainda, o lançamento da licitação da primeira etapa da elaboração do projeto executivo de um sistema de abastecimento e a preparação de convênio para cessão de material hidráulico.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VIATURA: modelo Blazer, padronizada, ano 2010. Será utilizada no reforço do policiamento ostensivo visando à prevenção da violência e criminalidade.

SISTEMAS SIMPLIFICADOS: atenderão as localidades de Alto do Adão, Quatís, Cabaceira, Umburana, Mata e Santa Rosa, beneficiando 715 pessoas. O investimento total é de R$ 570,6 mil.

PROJETO EXECUTIVO: o sistema de abastecimento de água, que será projetado a partir da Barragem do Zabumbão, objetiva a ampliação da rede de abastecimento de sistemas existentes, e de outros a serem implantados, para beneficiar 20 mil pessoas de comunidades rurais e urbanas dos municípios de Boquira, Ibipitanga, Ibitiara, Macaúbas e Rio do Pires. O projeto está orçado em R$ 1,15 milhão.

MATERIAL HIDRÁULICO: será fornecido pelo Estado, para a prefeitura utilizar na melhoria do fornecimento de água da sede municipal. O investimento de R$ 25 mil beneficiará 6 mil pessoas.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

BOQUIRA: com extensão territorial de 1.431 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 22.521 habitantes. A cidade foi emancipada em 1962 e atualmente a prefeitura é comandada por Edmilson Oliveira. As principais atividades econômicas do município são a agricultura (feijão, milho e mandioca) e pecuária (bovinos e caprinos). Durante cerca de 30 anos a economia de Boquira foi impulsionada pela extração comercial do chumbo presente em suas terras. Por razões de mercado e ambientais a mineração foi extinta na década de 90.