O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou, na manhã desta quinta-feira (11), as obras de ampliação e reforma dos hospitais São Jorge, na Cidade Baixa, e Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, ambas com previsão de conclusão para o mês de abril.

No São Jorge as intervenções irão melhorar as condições de atenção à saúde dos moradores da Cidade Baixa e região, uma população estimada em cerca de 400 mil habitantes. O Menandro de Faria, além de ter a emergência inaugurada, ganhará também unidade de terapia intensiva (UTI), com 10 leitos
Com as reformas, as emergências das unidades passarão a atender às exigências do QualiSUS, programa do Ministério da Saúde que visa proporcionar maior conforto para o usuário, com atendimento de acordo com o grau de risco, atenção mais efetiva pelos profissionais de saúde e menor tempo de permanência no hospital.

No hospital São Jorges, as obras, iniciadas em novembro do ano passado, já estão em fase de acabamento. Além da requalificação das instalações, a emergência do hospital receberá novos equipamentos, como um aparelho de raio-x.

O processo de transformação da unidade teve inicio em maio do ano passado, com reuniões entre dirigentes da Sesab, servidores do hospital e a comunidade, que discutiram o projeto do Novo São Jorge e das mudanças que seriam necessárias por conta das obras.

No Menandro de Faria, mesmo com a reforma, o atendimentos continuou a ser feito normalmente sem nenhuma interferência. A reforma vai permitir um atendimento de maior qualidade e mais humanizado para a população que utiliza os serviços da unidade hospitalar da Sesab.

Em março do ano passado, Jorge Solla entregou as obras de reforma e ampliação do centro cirúrgico e obstétrico. O centro cirúrgico passou a contar com quatro salas de cirurgia, sendo duas de cirurgia geral, uma para curetagem e uma para parto. Foi também ampliado o número de leitos no pré-parto, que passou de seis para oito. Embora seja referência para o município de Lauro de Freitas, o HGMF atende a clientela de outras áreas como São Cristóvão, Itapuã, Simões Filho, Mata de São João e a orla de Camaçari, em função da sua localização estratégica.

O possui 63 leitos de internação, sendo 42 de obstetrícia e os demais de pediatria, clínicas médica e cirúrgica, emergência e berçário. A unidade realiza uma média diária de 300 a 350 atendimentos e contabiliza em torno de 300 partos/mês.

Além do atendimento de urgência e emergência, a unidade presta assistência ambulatorial nas especialidades de gastroenterologia, cardiologia, proctologia e pré-natal. Em 2009 foi inaugurado um moderno laboratório, totalmente informatizado.