Aconteceu nesta sexta-feira (19), no Hospital Geral Roberto Santos, a primeira videoconferência de 2010 do Programa de Educação Continuada, desenvolvido em cooperação com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) para possibilitar a transmissão de conhecimentos.

A videoconferência começou com a apresentação de um caso clínico e discussão de um paciente portador de tumor de papila, submetido à duodenopancreatectomia laparoscópica, feita pelo professor Ricardo Jureidine, da USP. Em seguida, o professor Ulisses Ribeiro, também da USP, fez uma apresentação sobre biologia molecular para gastroenterologia.

As teleconferências, que acontecem mensalmente no hospital baiano, prosseguem até o final do ano, abordando assuntos relacionados com as áreas clínicas e cirúrgicas, e, segundo o diretor médico do Roberto Santos, Miguel Motta, constituem-se em mais uma importante ferramenta do Programa de Educação Continuada, que também tem a promoção de palestras, seminários e reuniões interdisciplinares, entre outras atividades que possibilitam o intercâmbio com o Hospital das Clínicas da USP, considerado um centro de excelência.

O evento desta sexta, viabilizado por Marco Aurélio Santo, responsável pela organização de telemedicina na disciplina Cirurgia do Aparelho Digestivo, do Hospital das Clínicas da USP, teve a participação do professor titular da disciplina, Ivan Cecconello, e de professores de renome nacional e internacional, a exemplo de Maciel Machado, que realizou o primeiro transplante de fígado no Brasil e uma das maiores autoridades em transplante de pâncreas no mundo.

O Roberto Santos esteve representado pelo diretor médico Miguel Motta, pelo coordenador de Cirurgia Geral, Leonardo Canedo, idealizador da teleconferência, pelos médicos Marcos Clarêncio e Delvane Freire, da Diretoria de Ensino e Pesquisa, preceptores de cirurgia e de clínica médica, além de residentes de diversas áreas.