Nesta sexta-feira (26), às 9h, na Vila Policial Militar do Bonfim, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) realizará a solenidade cívico-militar comemorativa ao seu 185º Aniversário de Criação. O evento contará com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário de Segurança Pública, César Nunes, do comandante-geral da PM, coronel Nilton Régis Mascarenhas e de representações das diversas unidades da PM, além do público em geral.

Na solenidade, serão entregues as medalhas do Mérito Policial Militar e a do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica. Entre os agraciados estão a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Telma Laura Silva, o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, o juiz da Auditoria Militar, Paulo Roberto Oliveira, a defensora pública Tereza Cristina, o coronel aviador Pedro Luis Farcic, além de oficiais e praças da Polícia Militar da Bahia e de outros estados.

Após a entrega das medalhas, o comandante-geral vai falar sobre a evolução histórica da corporação, pontuando as ações desenvolvidas em prol da segurança da sociedade, finalizando com o desfile da tropa a pé e motorizada, representando as diversas unidades da PM, em continência ao Pavilhão Nacional.

Neste ano, os eventos em comemoração ao aniversário da PM têm início na sexta-feira (26) e vão até 5 de março, já que o dia de sua criação, 17 de fevereiro, coincidiu com os festejos do Carnaval. Serão realizados eventos culturais e desportivos.

A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por decreto do Imperador D. Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825, com o objetivo de manter a tranquilidade e segurança pública na província da Bahia. Estas ações de policiamento vêm sendo desenvolvidas até os dias de hoje, sob a prática da polícia comunitária.

Medalha do Mérito Policial-Militar

Instituída em 17 de fevereiro de 1962, é destinada a policiais militares que tenham prestado notáveis serviços ao estado, em particular, ou à própria corporação. Destina-se, também, a militares das Forças Armadas, militares de outras policias e instituições civis que prestaram relevantes serviços para o progresso e renome da Polícia Militar da Bahia.

Medalha do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica

Instituída em 25 de abril de 1978, destina-se a premiar os integrantes da corporação que se hajam distinguido no cumprimento do dever de policial militar.Poderão ser agraciados, também, militares das Forças Armadas, militares de outras polícias e civis que, pelos serviços prestados, tenham se tornado merecedores de homenagem da Polícia Militar.