Interiorizar as ações da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) na busca da popularização da ciência, por intermédio de representações regionais, e ampliar a cooperação com instituições baianas como as universidades estaduais.

Esse é o objetivo do protocolo de intenções que o secretário Eduardo Ramos assina nesta terça-feira (23), às 10h, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), em Vitória da Conquista. São signatários também o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba, antigo Cefet) e a prefeitura local.
A iniciativa visa também unir esforços para implantar uma representação da Secti na Uesb, segundo o secretário, numa demonstração firme de aproximação das áreas de ciência e desenvolvimentos das instituições signatárias do protocolo.

O documento pretende ainda ampliar a parceria para o combate à pobreza e à fome, a partir de objetivos comuns em CT&I, com capilaridade nos territórios de identidade, e a capacidade de pesquisa nos biomas do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica, Costeira e Marinho.

Pelo documento, as instituições se comprometem a realizar pesquisas com a intenção de gerar e a difundir tecnologia para o desenvolvimento do território de identidade em que estão inseridas e fornecer apoio logístico à presença da Secti em suas dependências, dentre outros aspectos. Assinam também o protocolo, o reitor da Uesb, Abel Rebouças, o diretor geral do Ifba, Paulo Marinho de Oliveira, e o prefeito de Conquista, Guilherme Menezes.

Aula inaugural no Ifba

Na tarde desta segunda (22), o secretário se reuniu com a diretoria do Ifba, em Conquista, para discutir o Projeto Estruturante do Arranjo Produtivo Local dos Derivados da Cana-de-Açúcar, apoiado pelo Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), coordenado pela Secti.

Às 18h iniciou a aula inaugural do semestre do Ifba, no campus da instituição, proferindo palestra sobre “Perspectivas atuais nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado da Bahia”, enfocando as formas com as quais as ações de CT&I vêm colaborando para desenvolver e executar projetos de superação das desigualdades sociais na Bahia, com base na busca de soluções científico-tecnológicas inovadoras.