As parcerias para estimular pesquisas que tenham em vista a geração e a difusão de tecnologia para o desenvolvimento do território de identidade de Vitória da Conquista estão no protocolo de intenções assinado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), antigo Cefet, e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

O documento foi firmado durante a visita do secretário Eduardo Ramos à região. “A parceria com a universidade é vantajosa porque pode criar aqui, em Vitória da Conquista, o polo mais desenvolvido, mais dinâmico entre os polos de desenvolvimento da Bahia. Com este protocolo, vamos dinamizar o trabalho que já vinha sendo feito e a participação da comunidade é fundamental para o sucesso desta estratégia”, destacou.

O foco é interiorizar as ações da Secti na busca da popularização da ciência por intermédio de representações regionais e ampliar a cooperação com instituições baianas, como as universidades estaduais. O reitor da Uesb, Abel Rebouças, comemorou o estreitamento de laços, classificado por ele como muito importante.

“Vamos ampliar a nossa participação em vários projetos sociais, principalmente ligados à produção de tecnologia. Nós sentimos que este momento é especial, porque, apesar de já termos implantados vários equipamentos em parceria com a Secti, sabemos que a demanda no Sudoeste da Bahia é muito grande, tanto na zona urbana, quanto na zona rural”, disse Rebouças. Para ele, o protocolo abre perspectivas para que se possa ampliar estas ações com ganhos para a comunidade.

Representação regional

A iniciativa visa também conjugar esforços para implantar uma representação da Secti na Uesb, numa demonstração firme de aproximação das áreas de ciência e desenvolvimentos das instituições signatárias do protocolo. A partir do documento, as partes pretendem também ampliar a parceria para o combate à pobreza e à fome, a partir de objetivos comuns em CT&I, com capilaridade nos Territórios de Identidade.

Além disso, o protocolo deve proporcionar a ampliação da capacidade de pesquisa nos biomas do Cerrado, da Caatinga, da Mata Atlântica, Costeira e Marinho.

Um auditório lotado assistiu à aula magna proferida pelo secretário Eduardo Ramos. Com o tema Perspectivas atuais nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação para o estado da Bahia, Ramos apresentou um panorama do trabalho da Secti e das principais conquistas e desafios do setor na Bahia. Na palestra, Ramos enfocou as formas com as quais as ações de CT&I vêm colaborando para desenvolver e executar projetos de superação das desigualdades sociais no estado, com base na busca de soluções científico-tecnológicas inovadoras.