Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (18) indicam que a Bahia mantém o ritmo de crescimento na geração de emprego da Região Nordeste, com mais de 80% de todo saldo registrado. No primeiro mês deste ano, o estado gerou 14.424 novos empregos formais, sendo o melhor desempenho de toda a série histórica do Caged para o período.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, essa evolução no quadro de emprego na Bahia deve permanecer nos próximos meses. “Neste ano de 2010, com taxas de crescimento econômico previstas para acima de 5%, o que se espera é que a geração de empregos seja mais uma vez recorde. Neste sentido, os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego não nos surpreende. Isto reforça o nosso entendimento de que é preciso ampliar ainda mais nossos gastos com qualificação profissional”.

Os setores que mais se destacaram foram os da Construção Civil (+4.029 postos) e de Serviços (+3.972 postos) como fundamentais no estoque de assalariados com carteira assinada no período. O balanço favorável da geração de empregos de janeiro de 2010 teve ainda a participação positiva de setores como Indústria de Transformação (+2.418), Agropecuária (+2.357) e do Comércio (+1.578).

Ainda segundo dados do Caged, a elevação do nível de empregos na Bahia foi de 1,01% em relação ao mês anterior e o melhor resultado de toda série histórica para o período, tanto em termos absolutos quanto em relativos. Nos últimos 12 meses foram gerados 86.511 postos de trabalho, o maior saldo de empregos da região Nordeste.