Uma ação integrante do programa Bahia Solidária contemplou, nesta quarta-feira (3), 100 trabalhadores da Feira de São Joaquim, que vão receber kits especiais, compostos por Equipamentos de Proteção Individual (EPI), do tipo luvas, material para manipulação de perecíveis – aventais, toucas e bandejas – e para limpeza e conservação do ambiente de trabalho, como baldes e vassouras.

A ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) teve como base os princípios da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que orienta que todo trabalhador deve ter acesso a um ambiente de trabalho seguro e capaz de garantir uma vida digna.

A entrega dos equipamentos atende a uma demanda da Associação dos feirantes locais e tem por objetivo oferecer melhores condições de trabalho e assegurar aos clientes que na Feira de São Joaquim os produtos comercializados procuram seguir as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os feirantes beneficiados trabalham, em sua maioria, com carnes e vísceras. Após o Carnaval, a Setre pretende oferecer a eles um Curso de Higiene e Manejo dos Alimentos, por meio do programa Qualifica Bahia. Com carga horária de 200 horas, o curso será oferecido, gratuitamente, em parceria com o Senai. Serão cinco turmas com 20 alunos cada.

Recentemente, o Governo do Estado criou um grupo executivo com a finalidade de implantar a reurbanização e requalificação da Feira de São Joaquim, que ocupa um espaço de mais 34 mil metros quadrados, divididos em 10 quadras, 22 ruas, e funciona como um posto de abastecimento para Salvador e cidades do Recôncavo.