“Já conclui o ensino médio e espero me destacar positivamente no programa, frequentando as aulas e participando ativamente das atividades para conseguir espaço no mercado de trabalho”. É com este comprometimento que a jovem Manuela Santos pretende integrar o Programa Trilha, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), após ter assistido a uma aula inaugural, na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).

Indira Quetto também participou e disse que ao final do curso terá uma visão profissional diferente e as duas estarão “mais amadurecidas”. Segundo a Rosane Porto, coordenadora do programa, a proposta do Governo do Estado é proporcionar aos jovens uma chance para enfrentar o primeiro emprego em condições melhores que as atuais.

“Eles serão preparados, em cursos gratuitos, com duração de 350 e 600 horas e ainda vão receber uma bolsa-auxílio no valor mensal de R$ 100,00. Até dezembro, a meta do programa é qualificar 15 mil jovens entre 18 e 29 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família que estejam em situação de desemprego involuntário, estudam ou tenham estudado em escolas da rede pública”, explicou Porto.

Diferenciado – Já foram realizadas aulas inaugurais nos municípios de Dias d’Ávila, Camaçari, Valença, Lauro de Freitas e Salvador. A última será, nesta quinta-feira (25) pela manhã, no Clube Kiep, em Camamu. Em cada local houve palestra sobre “Perfil e desafios do profissional do século XXI” e apresentação dos instrutores, responsáveis pela qualificação profissional.

“Nosso objetivo com este programa é desenvolver nos jovens as competências que lhes diferenciem. Vamos ampliar o conhecimento técnico, ministrar noções de ética e cidadania e buscar a inserção dos mesmos no mercado formal de trabalho", afirmou a coordenadora do programa na Flem, Viviane Quênia.

Segundo Neci Neves, uma das instrutoras, a experiência da Flem em programas e projetos para a juventude anteriores ao Trilha, habilitou os instrutoros a executá-lo. “Temos a certeza de que será mais um desafio superado e com sucesso”. Durante quatro meses, a Fundação estará qualificando 900 jovens nos cursos profissionalizantes de Auxiliar de Cozinha, Recepcionista de Hotel, com noções de inglês, Vendedor de Comércio Varejista, Atendente de Farmácia e Auxiliar de Escritório.