A terceira edição do projeto Espicha Verão traz a Salvador a banda cubana Buena Vista Social Club, que se apresenta no palco flutuante instalado no Porto da Barra, no dia 13 de março, quando serão feitos um tributo ao fotógrafo francês Pierre Verger e uma homenagem à América Latina.

A abertura do Espicha Verão 2010 será neste sábado (27), e a programação começa às seis da manhã, com atividades esportivas (aulas de hidroginástica, aeróbica, ginástica localizada, caratê, ioga).

Durante três sábados (27 deste mês, 6 e 13 de março), a partir do meio-dia, começa a programação musical. No primeiro dia haverá um tributo ao cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que contará com atrações como Carlinhos Cor das Águas, Paulinho Boca de Cantor, Filhos de Ghandy, Alice Caymmi, Jussara Silveira, Carlos Gazineu, Juan e Ravena e Aloísio Menezes.

No segundo dia da terceira edição do evento, as homenageadas serão as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher. Por isso, todas as atrações serão comandadas por elas. Entre as atrações, Márcia Short e Isabela Taviani.
Além das atrações musicais, o público vai acompanhar as atividades culturais, com mostra da cultura popular (Burrinhas de Taperoá, Terno de Reis de Tanquinho), mostra literária, coreto para repentistas e grupos de teatro itinerante, mascarados de Maragojipe. O projeto acontece também no interior (Itacaré, Lençóis, Ilhéus, Porto Seguro, Mangue Seco e Maraú).

Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o objetivo do projeto é prolongar a permanência de turistas na Bahia e valorizar os artistas do estado, já que a programação é composta por músicos, bandas e grupos culturais baianos.

O cantor e compositor Waltinho Queiroz, que participa desta terceira edição, disse que o Espicha Verão valoriza a cultura do estado, oferecendo uma diversificação musical e cultural a baianos e visitantes. “O Espicha Verão rejuvenesce a cidade após o Carnaval e o verão. Quando toco naquela balsa sinto-me feliz, realizado”, destacou.

De acordo com o secretário estadual do Turismo, Domingo Leonelli, após as duas primeiras edições (2008 e 2009), foi feita uma pesquisa que demonstrou que mais de 90% das pessoas que acompanharam o projeto estavam satisfeitas com a qualidade das atrações musicais e das atividades esportivas e culturais desenvolvidas durante o Espicha Verão.

Centro Histórico de Salvador

Este ano, o projeto será estendido para o Centro Histórico de Salvador, quando haverá a Noite de Samba (5 de março), a Quitanda do Saber (6) e a Noite do Forró (12).

A Praça das Artes vai ficar em frente ao Forte de Santa Maria, onde diversos artistas da Bahia pintarão quadros com os temas da noite. A novidade desta praça será a produção das cerâmicas de Maragojipinho. Haverá ainda uma exposição fotográfica em homenagem às mulheres que fazem sucesso no mundo do turismo.

Já o Cinema Itinerante ficará próximo ao Forte de Santa Maria, quando filmes serão exibidos pelo telão em um caminhão. A escolha dos filmes depende dos temas da noite.

Pelas ruas, o público que for ao evento poderá encontrar com manifestações culturais e interagir com os grupos Zambiapunga, Os Mascarados (Carnaval de Maragojipe), Filó (teatral), Ganhadeiras de Itapuã, Paruano Sai Milhó, Banda Didá e Banda do Habeas.

Outra novidade é a Praça Gastronômica, onde baianos e turistas poderão saborear, a preços populares, acarajés, beijus, sequilhos, sorvetes e outras iguarias da culinária baiana.