LOCAL: Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, e Praça Jorge Amado, Shopping Iguatemi, 1º piso.
DATA: 22.03.10 (segunda-feira)
HORÁRIO: 9h e 14h

O QUE É: eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março): lançamento do livro O Caminho da Águas em Salvador e visita a exposição de ações do programa Água para Todos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

LIVRO: elaborado pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da Ufba, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Salvador e Fundação Onda Azul, seu lançamento está marcado para 9h, na reitoria. Em 485 páginas, ilustradas com fotografias e mapas, a obra apresenta um estudo sobre as bacias hidrográficas, bairros e fontes de Salvador. As informações contemplam 160 bairros da capital baiana, distribuídos em 12 bacias hidrográficas e nove bacias de drenagem, além de três ilhas e demais ilhotas do município. Esse trabalho poderá contribuir com a formulação e implementação de políticas sustentáveis e democráticas no estado. Acompanha o livro um dvd com vários mapas e a versão digitalizada da obra. Serão distribuídos 1.500 exemplares em instituições de pesquisas e a gestores do poder público. A publicação também será disponibilizada nos sites das instituições envolvidas para servir de objeto de pesquisa e estudo.

EXPOSIÇÃO: mostrará as ações desenvolvidas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no âmbito do programa Água para Todos, além de disseminar boas práticas para o uso racional da água, formas de controle do consumo e combate ao desperdício. Contará com espaços interativos, painéis, exibição de vídeos, explicações sobre medição e controle do consumo de água e uma maquete funcional que possibilita a visualização dos processos de captação, adução, tratamento, distribuição da água, coleta e tratamento de esgotos e disposição final de efluentes tratados. A exposição ficará até o próximo dia 31 na Praça Jorge Amado, local por onde circulam aproximadamente 40 mil pessoas por dia, segundo estimativas da administração do shopping. Ainda serão distribuídas peças educativas e publicações institucionais com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da água tratada para a vida, saúde e desenvolvimento social, econômico e sustentável.

OUTRAS ATIVIDADES: o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão do governo estadual que tem como principal finalidade gerir e executar a Política Estadual de Recursos Hídricos e de Prevenção, Mitigação e Adaptação dos Efeitos das Mudanças Climáticas, preparou uma vasta programação para promover o debate e a reflexão sobre a importância do cuidado com a água nas atitudes cotidianas. O objetivo é estimular mudanças de comportamento para um futuro mais sustentável. As atividades começaram na terça-feira (16) e vão até 31 deste mês. São seminários para a disseminação de informações de educação ambiental para as águas e sobre a gestão das águas, peça teatral temática, caminhada em defesa da água, exposição fotográfica, feira com produtos confeccionados por comunidades da Baía do Iguape, entre outras.

ÁGUA PARA TODOS: o programa reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 392 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 950 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos. Entre as ações do programa que beneficiam a capital baiana e municípios próximos, estão a implantação do Sistema de Disposição Oceânica de Jaguaribe (emissário submarino), que amplia a cobertura sanitária de Salvador e está quase pronto; o adensamento das bacias de Trobogy, Cambunas e Águas Claras; a construção da rede coletora de esgoto sanitário de Lauro de Freitas interligada ao emissário submarino, que atenderá 95% das residências do município, e as ações de despoluição das águas da Baía de Todos os Santos, com as obras de saneamento nos municípios do Recôncavo.

DATA: o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. A cada ano, a instituição escolhe um tema relacionado ao importante bem natural, para ser discutido em todo o mundo. Para este ano, o tema Água Limpa para um Mundo Saudável foi escolhido para estimular a reflexão sobre a importância da qualidade da água na vida das pessoas.