Redução de gastos por meio da normatização das atividades de manutenção preventiva dos prédios públicos do Estado da Bahia. Este é objetivo do Manual de Gestão Predial, elaborado pela Secretaria da Administração (Saeb). A portaria com a instituição do novo manual sairá publicada na edição desta terça-feira (9), do Diário Oficial do Estado.

O instrumento sistematiza conceitos básicos, fichas de referências para serviços críticos, planilhas de planejamento e de controle de manutenção, o que irá otimizar o trabalho dos gestores prediais do Estado, que possui, atualmente, 6.562 edificações. O material foi produzido a partir da experiência de 150 servidores públicos, que trabalham na área de gestão e manutenção predial, com o apoio da área de construção civil do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Bahia.

Ao longo do manual – já disponível na Biblioteca Virtual, link Cursos, no site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br) – estão listadas atividades essenciais de manutenção predial, a periodicidade dessas ações, o registro dos responsáveis técnicos, os recursos empregados, além de apresentadas diretrizes para contratação de serviços e aquisição de produtos. Por isso, os gestores são incentivados a elaborar fichas de referência sobre 14 itens, entre eles, instalação hidrossanitárias, elétricas, revestimentos, pintura, cobertura, forros, sistema de ar condicionado. Em cada ficha é descrita a situação atual do item, os cuidados de uso, ações para manutenção preventiva e como proceder no caso de reparos corretivos.

A adoção das técnicas de gestão incorpora à rotina dos gestores prediais, além da realização de controle de manutenção, o registro das ações adotadas como uma espécie de histórico das intervenções realizadas. As diretorias gerais, por meio das diretorias administrativas, deverão cumprir os procedimentos estabelecidos no manual técnico.

Os gestores já participaram de um curso de formação em gestão predial, promovido pela Saeb, de maio a setembro de 2009. Segundo a superintendente de Serviços Administrativos da secretaria, Jerusa Marins, por meio da capacitação e da elaboração conjunta do manual buscou-se a melhoria da gestão predial pública e ampliação das competências técnicas dos gestores da área, com vistas à redução de custos.