LOCAL: município de Casa Nova, no território de identidade Sertão do São Francisco, a 572 quilômetros de Salvador.
DATA: 03.03.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 8h40

O QUE É: abertura do XXII Seminário Nacional da Cebola (Senace) e XII Seminário da Cebola do Mercosul. Na oportunidade acontece a entrega de 137 títulos de terra e de uma viatura da Polícia Militar.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SEMINÁRIOS: acontecem simultaneamente nos próximos dias 03 e 04, com um público estimado de mil pessoas, de vários estados brasileiros e de países como Argentina e Uruguai. Nos dois dias de evento serão abordados temas relacionados à cultura da cebola, como sistemas de produção, previsão de safras, novos recursos e técnicas de cultivo. As palestras serão ministradas por diversos pesquisadores e profissionais do ramo de todo o país. Além disso, o seminário é uma oportunidade de promover a integração dos que fazem a cadeia produtiva do agronegócio da cebola.

CEBOLICULTURA NA BAHIA: o estado é segundo maior produtor nacional de cebola, produzida em 40 municípios baianos, distribuídos em 11 territórios de identidade, sendo o Território Sertão do São Francisco o principal pólo produtor. Essa região produz o ano todo, com concentração de plantio nos meses de janeiro a março. Destaque para as cidades de Casa Nova, Sento Sé, Juazeiro, Ibicoara, Curaçá e Sobradinho, que juntas respondem por 88% da produção estadual. Casa Nova é o maior município produtor na Bahia e segundo no ranking nacional com mais de 3,6 mil hectares plantados, ou 34% da área de cebola do estado. A cebolicultura é uma atividade praticada principalmente por pequenos produtores que, em 2009, gerou cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos, distribuídos nos diversos elos que compõem a cadeia de produção, e movimentou na região cerca de 134 milhões de reais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

TÍTULOS DE TERRA: os documentos garantem o reconhecimento da propriedade legal por parte do Estado aos novos donos de direito. Os benefícios de ser proprietário vão além de financiamento para produzir. Com o título, os produtores podem também financiar melhorias e construções em suas propriedades e ainda fazer o seu cadastro na Previdência Social, garantindo sua aposentadoria.

VIATURA: o veículo é padronizado, modelo Blazer, e será utilizado no policiamento ostensivo. Essa viatura faz parte de um total de 1.120 que serão entregues pelo Estado até o fim de março e distribuídas por todo território baiano para melhoria dos trabalhos das polícias Civil, Militar e Técnica.

CASA NOVA: com extensão territorial de 9.658 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 66.718 habitantes. A cidade foi emancipada em 1879 e atualmente a prefeitura é comandada por Orlando Xavier. As principais atividades econômicas do município são a agricultura (cebola, manga e uva) e pecuária (bodes).