Visando melhorar e ampliar o atendimento aos usuários do Bolsa Família, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Coordenação Estadual do Programa, inicia a capacitação dos entrevistadores nesta terça-feira (16), em Salvador. O objetivo é qualificar os 2.095 entrevistadores para o preenchimento dos novos formulários do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. 

A capacitação dos 100 entrevistadores de Salvador vai até sexta-feira (19), no Instituto Central de Educação Isaias Alves (Iceia), situado na Praça do Barbalho, sempre das 8h às 18h. As mudanças no cadastro vão permitir a identificação e o acesso às políticas públicas de pessoas como moradores de rua, populações específicas – indígenas e quilombolas -, pessoas com deficiência ou grupos nos quais existam riscos de trabalho infantil. 

Em abril, entre os dias 6 e 9, a Coordenação Estadual do Bolsa Família inicia a capacitação no interior do estado, atendendo, logo na primeira semana do mês, os municípios de Juazeiro, Jacobina, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Cícero Dantas, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal e Serrinha. A intenção é que até o mês de junho todos os municípios estejam capacitados. 

A fim de alinhar as diretrizes e a metodologia da capacitação dos entrevistadores de todo o estado, a Sedes realizou, no dia 10 de março, um encontro com os 30 instrutores baianos treinados em Brasília pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).