O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) realiza até esta quarta-feira (31) a Operação Semana Santa em feiras livres e supermercados de Salvador e do interior. São fiscalizadas principalmente as balanças de peixe, que enfrentam o processo de deterioração por causa do salitre.

Durante a ação, o órgão confere as balanças dos estabelecimentos e verifica os pesos e medidas, coibindo as irregularidades. Nesta segunda-feira (29), a equipe do Ibametro esteve no Mercado do Peixe, em Água de Meninos. Já no primeiro boxe inspecionado, os técnicos notificaram o proprietário – a balança apresentou 15 gramas acima de cinco quilos.

O coordenador de Verificação do Ibametro, Emanuel Portela, afirmou que o feirante tem um prazo de dez dias para regularizar a situação. Do contrário, ele será autuado, podendo pagar multa. O equipamento deve ser levado a uma das 100 assistências técnicas autorizadas pelo instituto.

A consumidora Luzineide Costa, 30 anos, declarou que a fiscalização a deixa tranquila, porque se sente mais segura para comprar os pescados. “É muito bom, porque não corro o risco de levar o produto pesando menos do que paguei”, destacou.

A operação foi iniciada na Feira de Paripe, onde foram fiscalizadas 80 balanças e notificados 12 estabelecimentos. A ação do Ibametro também beneficia os comerciantes. Portela observou que muitas vezes a balança tem problemas que não são percebidos pelos proprietários, sendo comum apresentar um peso menor que o real.

No boxe 22 do Mercado do Peixe, o proprietário Gilvan Borges estava perdendo R$ 3 a cada dez quilos de pescados vendidos. Sua balança apresentou 280 gramas a menos a cada cinco quilos. “Estou surpreso. Não imaginei que estava perdendo tanto dinheiro”, afirmou.

No interior, a fiscalização é realizada nas cidades de Feira de Santana, Jequié, Barreiras, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Paulo Afonso e Juazeiro, onde, segundo o coordenador, tradicionalmente ocorrem mais irregularidades. A fiscalização no interior será realizada pelas unidades regionais do Ibametro, uma autarquia da Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração.

Supermercados
A Operação Semana Santa inclui ainda a fiscalização de bacalhau, camarão e peixe em supermercados. Os ovos-de-páscoa também serão fiscalizados – 42 marcas estão sendo verificadas com relação à qualidade do produto, peso e medida. Até agora, 21 marcas foram aprovadas pelo Ibametro. O resultado final da fiscalização sobre esse item será divulgado na próxima quarta-feira (31). Denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro (0800-071-1888), de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 18h.