Com a proximidade da Sexta-Feira Santa (2 de abril), os baianos têm mais uma opção para a ceia. De água doce, as tilápias são cultivadas em projetos mantidos pela Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Bahia Pesca. O governador Jaques Wagner conferiu de perto, na manhã desta quarta-feira (31), no Mercado Popular, em Água de Meninos, as diferentes aplicabilidades do peixe na gastronomia, no 1º Festival de Tilápia da Bahia, com programação até 14 de abril.

“Os projetos de criação de tilápias melhoram as condições de vida no interior. É preciso verticalizar a produção para garantir um ganho significativo para os pequenos produtores. Fazendo essa ponte, poderemos trazer para o consumidor um produto mais barato, sem deixar de remunerar melhor na origem”, afirmou Wagner. Ele disse que a ação conta também com a divulgação em restaurantes de Salvador. E finalizou: “A gente poderá melhorar a vida de quem consome e a vida de quem produz”.

Um acordo entre a Bahia Pesca e os comerciantes do Mercado Popular permitiu que as tilápias fossem comercializadas nesta Semana Santa por apenas R$ 5 (quilo), com a intenção de tornar o peixe conhecido no mercado consumidor baiano e, ao mesmo tempo, oferecer aos produtores oportunidades de comércio. Foram fornecidas esta semana cinco toneladas.

“Assava as tilápias na brasa quase todos os dias. São muito saborosas”, informou Antônio Luís, natural de Conceição do Coité, que ia pescar praticamente todos os dias na barragem do município. Já Alzemir Mendes destacou que a iniciativa é uma oportunidade de outras pessoas consumirem o peixe. E indicou: “A tilápia está muito bonita e o preço é honesto”.

Provenientes do município de Paramirim, no sudoeste da Bahia, a 742 quilômetros de Salvador, as tilápias foram criadas em tanques-rede dentro do Projeto de Unidade Demonstrativa, presente em 27 municípios do estado. Segundo o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, o projeto qualifica pequenos piscicultores para produção de tilápia no sertão baiano. “O peixe é bom, nutritivo e barato. São apenas sete a nove meses para a tilápia chegar na mesa dos consumidores e mais de 600 famílias são beneficiadas nesses 27 municípios”, explicou.

Estande com receitas para degustação
O festival, organizado pela Bahia Pesca e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), montou na entrada do mercado um estande com receitas para degustação. Dona Vânia Souza Costa, depois de provar o pout-pourri com folhas com carpaccio de tilápia não poupou elogios. “Hum, que delícia. Eu recomendo”.

O 1º Festival de Tilápia da Bahia prossegue com um festim (minifestival) nesta quinta-feira (1º de abril), no Jerimum (Pituba), na segunda (5), no restaurante Ki-Mukeka (Pituba), no dia 7, no Restaurante Mistura (Itapuã), no dia 12, no Maria Mata Mouro (Pelourinho), e no dia 14, no Baby Beef (Gamboa).

Publicada às 8h30
Atualizada às 10h55