LOCAL: Vila Policial Militar do Bonfim.
DATA: 26.02.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: solenidade cívico-militar em comemoração aos 185 anos de criação da Polícia Militar da Bahia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: a solenidade começa com a entrega das medalhas do Mérito Policial Militar e do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica. Em seguida, acontece uma explanação do comandante geral da PM, Nilton Mascarenhas, sobre a história da corporação e os serviços prestados à sociedade. Um desfile da tropa, a pé e motorizada, representando as diversas unidades da Polícia Militar, encerra a programação.

HOMENAGEM: entre os agraciados com as medalhas estão à presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Telma Britto; o ex-comandante da Base Aérea de Salvador, o coronel aviador Pedro Luis Farcic; o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito; o juiz da Auditoria Militar, Paulo Roberto Oliveira; a defensora pública Tereza Cristina, além de oficiais e praças da PM baiana e de outros estados. As condecorações são destinadas a militares ou civis que prestaram relevantes serviços à sociedade baiana ou à corporação.

COMEMORAÇÃO: neste ano, os eventos em celebração ao aniversário da PM começam neste dia 26 porque a data de sua criação, 17 de fevereiro, coincidiu com o Carnaval. A programação se estende até 5 de março, com a realização de atividades culturais e esportivas. A Polícia Militar da Bahia foi criada oficialmente por decreto do imperador D. Pedro I, em 1825, com o objetivo de manter a tranqüilidade e segurança pública na província da Bahia.