Os seis estudantes finalistas do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), estarão, neste sábado (6), a partir das 16h, na capital baiana, mostrando seus talentos ao vivo durante o Espicha Verão. O evento, realizado no Porto da Barra, tem uma vasta programação com apresentação de música, exposição de arte, atividades esportivas e muito mais.

“É uma grande realização na minha vida ter um reconhecimento como este e poder mostrar que a escola pública do interior também tem coisa bonita”, afirma o estudante Joezer Porto, 18, do Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida, de Formosa do Rio Preto. Durante o Espicha Verão, os artistas criam as obras na hora.

Joezer, que ganhou o AVE com a tela A Lua e o Sol, inspirou-se na cultura brasileira e usou cores vivas para representar a beleza natural do país. Ele está contando os dias para vir a Salvador e já faz planos para o futuro. “Pretendo fazer uma faculdade para aperfeiçoar o meu dom. Trabalho com pintura de letras e desenhos na cidade, mas quero ser um artista reconhecido”.

Já o estudante Alex Pinho, 17, do Colégio Estadual Brasilino Viegas, em Alagoinhas, quer mostrar sua habilidade na hora e surpreender quem for comprovar a veracidade do seu talento. “Gosto muito de desenhar, apesar de não querer seguir carreira nesta área. Salvador, esta terra maravilhosa, irá me inspirar muito”.

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes durante a final do AVE surpreendeu artistas renomados e de longa carreira. A exposição no Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, chamou atenção do presidente da Associação dos Artistas Plásticos Modernos da Bahia, Edvaldo Gato, que fez o convite à SEC para levar estes trabalhos para as ruas de Salvador.

“É muito importante a participação desses jovens neste evento. Já tinha visto muito talento nas minhas andanças pelo interior do estado e este governo está dando oportunidade com estas exposições e trabalhos dentro das escolas”, ressalta Gato, acrescentando que os trabalhos produzidos serão doados às Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Artes Visuais Estudantis

O projeto Artes Visuais Estudantis, idealizado pela Secretaria da Educação, é voltado para produções artísticas visuais dentro das unidades escolares e tem natureza educativa, artística e cultural. Além disso, envolve professores, coordenadores, diretores, funcionários, familiares e artistas, em um clima de participação.