“Modos de ver e de entender a arte”, exposição que pode ser visitada em uma das salas do andar térreo do Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, é um recorte do valioso acervo da instituição, que reúne obras da coleção de pintura a óleo sobre tela, agrupadas por temas – religioso, alegórico, mitológico e natureza-morta.

São trabalhos criados ou atribuídos a autores dos séculos 17, 18 e 19 – como Sebastiano Conca, José Teófilo de Jesus, José Cunha Couto, Oséas dos Santos, Francisco da Silva Romão, Guiseppe Nicola Nasini e Diovanni Domenico Ferreti – e pinturas das escolas Inglesa e Flamenga, entre as telas de natureza-morta, e das escolas de Fontainebleau e Italiana, entre os quadros de temática mitológica.

O caráter didático da exposição, um verdadeiro passeio por meio da criação artística, reafirma uma das principais metas do Museu de Arte da Bahia, que é a educação utilizando a arte. O MAB funciona de terça a sexta-feira, das 14 às 18h, e nos finais de semana, das 14h30 às 18h30. Não abre nos feriados regionais, estaduais e nacionais e a visitação é gratuita.