O dia 27 de março é reconhecido pela Unesco como o Dia Internacional do Teatro e comemorado em diversos países de todos os continentes. Para celebrar a passagem dessa data, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e o Teatro Castro Alves (TCA) promovem, no próximo domingo (28), um recital de poesias, com a atriz Yumara Rodrigues.

O evento terá como público, convidados da classe artística baiana, que, em um clima de sarau, comemorarão também os 50 anos de carreira da atriz. Yumara interpretará textos do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht, um dos artistas e teóricos que mais influenciaram o teatro contemporâneo. O recital será realizado no palco da sala principal do TCA, a partir das 20h.

Nascida no município de Conde, a baiana Yumara Rodrigues iniciou a carreira artística nos anos 60, atuando na televisão, onde fez seriados e novelas ao vivo. Anos depois, apaixonou-se pelo teatro e seguiu uma trajetória de atuações brilhantes em textos de dramaturgos como Beckett, Pirandello, Ionesco, Shakespeare, Eurípedes, Antônio Bivar e do próprio Brecht.

Com a peça “Apareceu a Margarida” (1976), dirigida por Manoel Lopes Pontes, ficou três meses em cartaz, logo na primeira temporada, devido ao estrondoso sucesso. Yumara também atuou em “O Círculo de Giz”, “Zoológico de Vidro”, “Jogo de Cintura” e “Alzira Power”, entre outras montagens. Além de atriz consagrada, é professora, diretora e produtora de espetáculos.

Em 2000 lançou o CD “Primeira Comunhão”, onde interpreta canções e poemas preferidos. Para este ano, a incansável dama do teatro baiano idealizou, juntamente com Cristina Dantas, o recital poético intimista “Antes do Pôr-do-Sol”, programado para acontecer todos os domingos do ano, na sua própria residência, de frente para a Baía de Todos-os-Santos, ao final do entardecer.