A instalação de água e esgoto no Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus foi o tema de uma reunião entre o diretor presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Nilton Cardoso da Cruz, e o diretor da Embasa, Abelardo de Oliveira.

Para realizar a instalação, a Sudic, autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), também entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e solicitou ao órgão anuência para instalar o esgotamento sanitário do distrito, afastando qualquer problema ambiental. Segundo engenheiros e técnicos da superintendência, as indústrias instaladas no distrito de Santo Antônio de Jesus não emitem efluentes líquidos poluentes, o que torna a instalação de água e esgoto ainda mais viável no local.

A Embasa vai elaborar um projeto para abastecimento de água para o distrito e encaminhará ao IMA, que vai analisar sua viabilidade. De acordo com o presidente da Sudic, essa é uma reivindicação antiga dos empresários locais, que só agora será atendida. “Atualmente, as indústrias instaladas nesse município utilizam a água de poços. O que nós queremos é dar melhores condições de infraestrutura, cuidar melhor daqueles que geram emprego e renda para o estado”.

Ampliação

Na semana passada, Nilton Cardoso realizou uma visita ao distrito para analisar a possível ampliação do Centro Industrial. O objetivo é atender à demanda dos empresários que pretendem ampliar ou implantar novas empresas. Atualmente, o distrito de Santo Antônio de Jesus possui 12 empresas em funcionamento, com mais de mil empregos diretos e cerca de 500 indiretos. A desapropriação de áreas ao redor para ampliar o distrito está sendo estudada em parceria com a prefeitura do município.