O presidente Lula e o governador Jaques Wagner inauguraram, no final da manhã desta sexta-feira (26), em Itabuna, o Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene). O evento marcou o início do funcionamento da primeira central de distribuição, implantada pela Bahiagás, para comercialização do GNV, potencializando a interiorização do combustível limpo na região.

Em Itabuna, Wagner anunciou o programa de incentivo ao uso do gás natural veicular pelos taxistas locais. Por meio da iniciativa, executada pela parceria entre a Bahiagás e a Desenbahia, serão ofertados subsídios com linhas de crédito facilitadas para que os profissionais possam custear, de maneira acessível, a implantação do kit gás em seus veículos.

Durante discurso no Parque de Exposições de Itabuna, Jaques Wagner destacou que a inauguração do Gasene abre um novo ciclo de desenvolvimento para a região sul da Bahia, que já foi responsável por 60% da arrecadação do estado e que hoje enfrenta dificuldades. O governador disse ainda que, além do Gasene, a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste também vão contribuir para alavancar a economia da região.

Ainda na cerimônia em Itabuna, Wagner aproveitou para anunciar a duplicação da BR-415, que liga Itabuna a Ilhéus. Lula assegurou que a obra já está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II).

Ferrovia Oeste-Leste

Após a cerimônia de inauguração do Gasene, Lula e Jaques Wagner seguiram para Ilhéus onde participam da abertura da licitação que escolherá as empresas que farão os 14 lotes da construção de Ferrovia Oeste-Leste, considerada uma das principais obras de infraestrutura do Brasil.

Ilhéus é o ponto final da ferrovia, que sai de Figueirópolis, no estado do Tocantins, e percorre 1,4 mil quilômetros, até chegar ao mar. No caminho, ela passa por 32 municípios baianos e cruza o estado de ponta a ponta, no sentido oeste-leste. A Fiol também liga a Bahia a outros estados, através do cruzamento com a Ferrovia Sul-Norte, que terá 3,1 mil quilômetros, entre o Pará e São Paulo.