Com projetos de irrigação e de mecanização agrícola, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), beneficiou 60 famílias indígenas no interior da Bahia, por meio do Programa de Combate à Pobreza Rural (Produzir).

O sistema de irrigação agrícola, orçado em aproximadamente R$ 170 mil, atendeu a 25 famílias na aldeia Tuxa, no município de Muquém do São Francisco, a 555 quilômetros de Salvador. A irrigação deve auxiliar no cultivo de cebola, tomate, melancia e feijão, produtos comercializados pelos índios da aldeia Tuxa para o sustento da comunidade.

“Pra quem vive da agricultura, a irrigação é um sonho realizado”, afirmou o índio Gilberto Barros. No mesmo município, mas na aldeia Quiriri, o Produzir beneficiou 35 famílias com a compra de tratores e a construção de garagem para guardar o equipamento, com valor aproximado de R$ 110 mil.

Para o índio Ivanildo Silva, “o trator é muito importante para aldeia porque, com ele, dá para arar a terra no tempo certo, diferente de quando o serviço era manual”. As comunidades já tinham sido beneficiadas pelo programa anteriormente, durante a construção de uma casa de farinha e de projeto de pesca. Essas ações integram a política estadual de assistência a comunidades indígenas, que prioriza o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento dessa população. “Agora a gente está tendo vez com o estado, estamos sendo assistidos”, enfatizou Barros.