As comunidades indígenas das aldeias de Patiburi e Caramuru-Catarina Paraguaçu e dos pataxós da Aldeia Velha, localizadas, respectivamente, nos municípios de Belmonte, Pau-Brasil e Porto Seguro, no sul da Bahia, estão sendo diretamente beneficiadas com a execução de três projetos de ovinocultura destinados à melhoria da qualidade de vida e geração de renda de suas famílias.

Os projetos, orçados em R$ 450 mil, integram o Plano de Apoio aos Povos Indígenas, implantado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e foram discutidos em reunião realizada pela diretoria da CAR na última quinta-feira (25), na sede da empresa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com caciques do sul do estado.

Para conhecer as demandas da população indígena, o secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, e o diretor-executivo da CAR, José Pirajá Filho, reuniram-se com os índios, que falaram sobre suas necessidades e pediram apoio para melhorar as condições de vida.

No encontro, foi autorizada a liberação de recursos para a aquisição de um conjunto de implementos agrícolas, a exemplo de tratores, para os pataxós da Aldeia Tibá, no município de Prado.

A CAR busca atender todas as etnias, além de movimentos sociais, por meio de projetos de combate à pobreza rural. Essas são algumas das ações que integram a política estadual de assistência a comunidades carentes, que prioriza o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da população.