A aprovação das estudantes Anaildes Souza, Gladys Sacramento, Iorrana Miranda e Ramona Santos em concursos públicos e processos seletivos de instituições de ensino superior e técnico reflete a importância das ações afirmativas desenvolvidas e incentivadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

As estudantes aprovadas estão matriculadas no Curso de Formação para Concurso Público, uma das atividades do Projeto Integrado de Ações Afirmativas. O curso, que começou em outubro de 2009, estende-se até maio deste ano e pretende capacitar 200 jovens negros de baixa renda.

A iniciativa é desenvolvida numa parceria entre a Uneb, a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), vinculado à Casa Civil do governo estadual.

As estudantes foram aprovadas nas seleções da Uneb, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e no concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Projeto Integrado de Ações Afirmativas, coordenado na Uneb também pelas professoras Ivy Mattos e Carla Honorato, pretende qualificar e capacitar jovens negros de baixa renda, moradores de Salvador, com idade mínima de 18 anos e que sejam egressos do ensino médio (ou equivalente) da rede pública do Estado. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uneb é responsável pela execução técnica e pedagógica do projeto.