As propostas da Bahia para definir os rumos e as novas políticas públicas para a Educação serão defendidas por 132 delegados durante a Conferência Nacional de Educação, que será realizada domingo e segunda-feira (28 e 29), em Brasília. O objetivo é contribuir para a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação – consolidar, de forma articulada, educação básica, educação profissional e educação superior, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.

O documento propõe garantir a estruturação do Departamento de Educação inclusiva das secretarias da Educação, instituir parcerias para a criação de polos de educação profissional, considerando as peculiaridades regionais, fortalecimento de políticas que garantam o acesso e a permanência de populações de origens étnicas em todas as modalidades da educação, ampliação da educação básica no campo, entre outras políticas.

A proposta da Bahia foi construída democraticamente na Conferência Estadual da Educação, que mobilizou 1.500 delegados e 300 observadores dos 417 municípios baianos. O evento foi realizado em novembro do ano passado. A conferência nacional contará também com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Segundo ele, o desafio agora é alinhar as propostas em todas as esferas de governo, para que se tornem políticas de Estado e realmente garantam o direito de todos à educação de qualidade. Para dimensionar a importância da criação de um Sistema Nacional Articulado de Educação, pauta principal da conferência, basta lembrar que países como Chile, França e Uruguai instituíram seus sistemas nacionais de Educação no século XIX e, graças a isso, erradicaram o analfabetismo.