Acompanhar o andamento do ano letivo e conversar com alunos, professores e funcionários. No intuito de fortalecer as escolas estaduais baianas, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitou, nesta terça-feira (2), mais duas escolas da rede em Salvador e anunciou os investimentos que serão feitos nas estruturas físicas das unidades. O Colégio Estadual Henriqueta Martins Catarino será contemplado com R$ 376 mil, enquanto o Colégio Presidente Emílio Garrastazu Médici receberá R$ 76 mil.

Ao lado dos dirigentes escolares, Barreto circulou por todas as instalações das escolas, conferiu o funcionamento, os avanços conquistados para o início do ano letivo e também pôde ouvir da comunidade escolar o que as unidades precisam para que as escolas fiquem ainda melhores. Esta não é a primeira vez que Barreto cumpre essa agenda. Desde o início das aulas, ele já percorreu outras unidades escolares da rede na capital e em Feira de Santana.

No Henriqueta Martins Catarino, no retorno às aulas, os 900 alunos encontraram a quadra de esportes completamente reformada. Agora, com a liberação de mais recursos, as salas serão pintadas, o telhado reformado e o muro ampliado para coibir invasão. “Quero agradecer por esta iniciativa. Em 11 anos na escola, nunca presenciei a visita de um secretário aqui”, ressaltou o diretor do colégio, Jaime Oliveira.

O gestor informou ainda que, com a verba, será possível investir em infraestrutura e deixar o ambiente da escola mais agradável. “Conseguimos resgatar a confiança da escola no bairro e, com melhorias físicas, os alunos vão se sentir realmente acolhidos”, diz o diretor da unidade, que possui 28 turmas de ensino médio e fundamental, distribuídas nos turnos matutino e noturno.

Estímulo

Aluno do 1º ano do Colégio Henriqueta Martins Catarino, Gelson Sena Júnior, 21 anos, considera estimulante ao aprendizado as melhorias na rede física. “Encontramos a escola mais bonita, com a quadra toda reformada, isso ajuda para que os alunos queiram estudar. Antes, os alunos saíam derrubando as lixeiras e espalhando a sujeira pelo chão. Agora não vejo mais isso”, contou.

De acordo com Barreto, as boas condições encontradas para o início do ano letivo refletem o esforço feito pela secretaria na organização da rede para receber mais de 1,1 milhão de alunos nas 1.544 escolas. “Nós nos organizamos para resolver qualquer tipo de dificuldade que possa surgir. As visitas são uma forma de a secretaria se aproximar das escolas e, de perto, poder colaborar com os gestores para garantirmos uma ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes”.

No Colégio Garrastazu Médici, a gestão investiu na melhoria dos banheiros, ventilação das salas e adquiriu bebedouros novos. Com a entrada de mais recursos, as salas serão pintadas, a rede elétrica passará por reparos, a quadra reformada e o anfiteatro coberto. Os mais de 1,3 mil alunos perceberam as mudanças e aprovaram. Estudante da 6ª série, Rafaela Barros das Neves, 12 anos, é só elogios. “É uma escola boa e bonita. Temos ótimos professores e tenho muitos colegas aqui”, diz.

Para o diretor da unidade, Luciano de Oliveira Costa, a visita do secretário é fundamental para exercitar o que é realmente uma gestão participativa e preocupada com a situação da escola. “Foi uma ótima oportunidade para falarmos das melhorias que serão feitas na rede física”, avaliou.