Da escola para o palco. Sete participantes da oficina de teatro do programa Escola Aberta no Colégio Estadual Mascarenhas de Moraes, em Itapuã, estreiam na próxima semana o espetáculo Comunique Já. As apresentações serão nos dias 18, 24 e 25 deste mês, no Teatro Xisto, em sessões às 10h e às 20h.

A ideia da montagem é trazer para o público, de uma maneira irreverente, fatos marcantes da história da imprensa. O espetáculo também denuncia a exposição desrespeitosa e o sensacionalismo adotado por alguns veículos de comunicação. O texto é assinado pelo oficineiro Leandro Rocha, que também assume a direção do trabalho.

Escola Aberta

Com o objetivo de difundir a cultura de paz, o programa Escola Aberta integra os jovens e a comunidade local na escola, através de oficinas pedagógicas e culturais e do esporte. A abrangência do programa saltou de 40 escolas atendidas na capital baiana, em 2007, para 62, atualmente.

Cada uma das unidades contempladas oferece, em média, dez oficinas e atende a 200 pessoas, contribuindo significativamente para a redução da violência e da depredação do patrimônio escolar.

Com o programa, a escola se abre e passa a receber em seu espaço os sujeitos sociais da comunidade: alunos, pais, trabalhadores, donas-de-casa, crianças de todas as idades e, principalmente, os jovens do lugar, independentemente de estarem ou não matriculados em qualquer rede de ensino ou unidade escolar.

Ao todo, já foram ofertados mais de 70 tipos de oficina no estado, da culinária ao hip hop, do biscuit ao caratê.