A Boa Morte de São Gonçalo dos Campos: A Família Cazumbá. Este é o tema da palestra que Sebastião Heber, professor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus 1 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, profere na Academia de Letras da Bahia (ALB).

Pesquisador de formas religiosas não-institucionais, ele apresenta na quinta-feira (25), às 16h, no auditório da ALB, na capital baiana, a história da Irmandade da Boa Morte, na qual conta estratégias de sobrevivência da cultura popular dessa comunidade negra.

A palestra integra a programação do Curso Anual Manuel Quirino: Personalidades Negras, promovido desta quarta a sexta-feira (23 a 25) pela ALB. As inscrições para o curso devem ser feitas na sede da academia, no bairro de Nazaré, em Salvador, ou através do e-mail contato@academiadeletrasdabahia.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 5, que deve ser paga no primeiro dia do evento.

Além de contar a história do jornalista abolicionista Manoel Quirino e da Irmandade da Boa Morte, a segunda edição do curso traz palestras em homenagem a personalidades como Mãe Menininha do Gantois, Mãe Senhora, Francisco da Conceição Menezes, Édison Carneiro, Solano Trindade, Nelson de Araújo, Artur Arézio da Fonseca e Antônio de Souza Benta.