Na próxima segunda-feira (29), a Secretaria da Educação do Estado realiza, em solenidade no Centro Educacional Carneiro Ribeiro-Escola Parque, na Caixa D’Água, a formatura dos técnicos de nível médio do Plano de Educação Profissional da Bahia. O evento, às 19h, contará com a presença governador Jaques Wagner e do secretário da Educação, Oswaldo Barreto.

São 280 formandos de quatro Centros Estaduais de Educação Profissional e cinco unidades escolares que ofertam Educação Profissional. Eles concluíram, no final de 2009, os cursos de Análises Clínicas, Administração, Logística, Instrumentos Musicais, Informática, Execução Instrumental e Eletromecânica.

Os estudantes receberam uma formação pedagógica pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo. Eles estão aptos a adentrar no mundo do trabalho para atender às demandas socioeconômicas e ambientais do estado. Assim pensa Vitor de Araújo Ferreira, concluinte do curso em Análises Clínicas, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira. “A grande maioria dos nossos professores tem essa didática de não só ensinar a técnica, mas também preparar os alunos para a vida”.

Formando do curso de Logística, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes, Elton de Jesus dos Santos fez estágio e comemora a inserção no mundo do trabalho. “Esse curso me proporcionou não só uma profissão para me encaminhar ao mercado de trabalho. Atualmente já estou trabalhando e, por isso, consigo ajudar a minha família financeiramente e até incentivar o meu irmão para fazer um curso técnico também”.

Para o superintendente da Educação Profissional da Secretaria da Educação, Almerico Lima, a formatura reflete o trabalho coletivo da escola pública, apoiada pela Secretaria da Educação e envolvendo professores, funcionários, gestores escolares, alunos e pais, para mudar definitivamente o futuro de jovens baianos das classes populares.
“Demonstramos que podemos fazer na escola pública, com qualidade, Educação Profissional, que veio para ficar como política permanente e estratégica de Estado”, enfatiza Lima.

Cursos e centros:

· Técnicos em Análises Clínicas (Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira)
· Técnicos em Administração (Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira)
· Técnicos em Logística (Centro Estadual de Educação Profissional de Logística Luiz Pinto de Carvalho)
· Técnicos em Instrumentos Musicais (Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design)
· Técnicos em Informática (Colégios Estaduais da Bahia (Central), Emílio Garrastazu Médici e Presidente Costa e Silva)
· Técnicos em Execução Instrumental (Colégio Estadual Deputado Manoel Novais)
· Técnicos em Eletromecânica (Colégio Estadual Newton Sucupira).