O segundo dia do curso para agentes multiplicadores da Caravana do Lazer, realizado no município de Umburanas, na região centro-norte do estado, a 382 quilômetros de Salvador, foi marcado por temas como Organização de Competições Recreativas, de Esporte e Lazer, e Reutilizar e Adaptar é um dos Caminhos para Realizar – Sugestão de Jogos Recreativos. Cerca de 50 moradores da comunidade, indicados pela prefeitura local, estão recebendo aulas desde quinta-feira (11). O fechamento do curso será realizado neste sábado (13), com o Dia do Lazer, quando os multiplicadores colocarão em prática o que aprenderam durante a Caravana.

O projeto é desenvolvido pelo Governo da Bahia Estado, por meio da Superintendêndia de Desportos da Bahia (Sudesb), e vem favorecendo diversos municípios, principalmente os que possuem baixo nível de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um dos objetivos da Caravana é capacitar o maior número de pessoas para que possam atuar como agentes de lazer nas suas comunidades.

“Trabalho numa creche e promovo uma colônia de férias para adolescentes da comunidade. Com os novos aprendizados adquiridos no curso, conseguirei variar as aulas das crianças e tornar a colônia mais interessante, pois passaremos uma semana só aplicando atividades lúdicas”, ressaltou a professora de Educação Infantil do município, Oquisia Freire.

Professores de Educação Fisíca, assistentes sociais, missionários, servidores públicos e pedagogos participam do curso. Esses multiplicadores estão sendo preparados pela equipe de eventos da Sudesb e atuarão como agentes de lazer no sábado, quando serão realizadas as atividades recreativas destinadas às crianças da cidade.

“Prentendo utilizar as dinâmicas que apreendi na Caravana do Lazer com diversas faixas etárias, pois estou à frente de um projeto social e costumo trabalhar com todas as idades. Tenho certeza que muitas brincadeiras também poderão ser usadas com os idosos”, disse a missionária Ana Cordeiro, que trabalha no Projeto Conexão Vida, que atualmente atende a cerca de 60 pessoas, incluindo crianças e adolescentes de Umburanas e do Povoado de Barriguda de Brasília.

“Uma das nossas metas é acompanhar a vida dos jovens até completar 18 anos, dando todo auxilio necessário, principalmente, no que diz respeito à saúde e à educação”, afirmou Ana, que ainda completou, lembrando a necessidade de propagar as novas lições de lazer. “Prentendo disseminar esses conhecimentos entre os diversos jovens que trabalham como voluntários no Projeto, para que a equipe trabalhe em sintonia”.

Enquanto os adultos aprendem a fomentar o lazer, cerca de duas mil crianças aguardam ansiosas pelo sábado (13), quando serão realizadas diversas brincadeiras na praça da cidade. Entre as atividades socioeducativas que prometem garantir a diversão da garotada estão Dominó gigante, ludo gigante, dama gigante, corrida maluca gigante, oficinas de criação de pipas e cata-ventos, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, corda elástica, dama e dominó.