Os técnicos de futebol da região metropolitana foram contemplados, nesta semana, na cidade de Santo Amaro, com um curso de atualização organizado pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), tendo o apoio da prefeitura local.

A aula teórica foi ministrada pelo professor Nelson Góes, ex-treinador das categorias de base do Bahia, do Vitória e de outras equipes profissionais. Foram estudados os diversos fundamentos do futebol, por categorias, visualizando diferentes tipos de preparação e esquemas táticos.

Já na aula prática, ministrada pelo ex-jogador de futebol e professor de educação física, Hildebrando Patriarca, foram abordados temas que se referem à habilidade do jogador, domínio para recepcionar a bola, técnica e tática de jogo, entre outros.

Para o assessor da prefeitura de Santo Amaro, Tito Pacheco, essa iniciativa é de suma importância para o esporte da região. “É uma nova forma de pensar sobre esporte, que já acontece desde o ano passado, quando sediamos o curso de atualização para árbitros de futebol. Essa parceria com a Sudesb mostra para a população o interesse de valorizar aqueles que fazem o esporte acontecer”.

Empolgado com o curso, o técnico Adelson Nogueira enxerga com bons olhos essa iniciativa, principalmente quando se trabalha com crianças. “É importante quando temos a oportunidade de participar de um curso como este. A gente fica muito satisfeito”.

Faltando duas semanas para o início da Copa Metropolitana de futebol Sub-17, que começa no dia 10 de abril, em Dias D’Ávila, o curso foi uma espécie de preparação para os técnicos da região que disputarão a competição. A Copa Metropolitana, organizada pela Sudesb, tem como objetivo a disputa pelo caneco, além de preparar as equipes para a Copa 2 de Julho de futebol Sub-17, maior competição da categoria no Brasil.