O presidente Lula e o governador Jaques Wagner visitam, nesta sexta-feira (26), Itabuna e Ilhéus, para a inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) e a abertura do processo de licitação para a construção da Ferrovia Oeste-Leste.

O primeiro evento é em Itabuna, às 11h, onde a comitiva presidencial vai à base da Petrobras, e Lula abrirá, em ato simbólico, as válvulas de distribuição do gás natural para o sul do Estado. O evento marca, ainda, o início do funcionamento da primeira central de distribuição, implantada pela Bahiagás, para comercialização do GNV, potencializando a interiorização do combustível limpo na região.

Na ocasião, Wagner anuncia o programa de incentivo ao uso do gás natural veicular pelos taxistas locais. Por meio da iniciativa, executada pela parceria entre a Bahiagás e a Desenbahia, serão ofertados subsídios com linhas de crédito facilitadas para que os profissionais possam custear, de maneira acessível, a implantação do kit gás em seus veículos.

Ferrovia Oeste-Leste

Já em Ilhéus, Lula e Wagner participam, às 15h, da abertura da licitação que escolherá as empresas que farão os 14 lotes da construção de Ferrovia Oeste-Leste, considerada uma das principais obras de infraestrutura do Brasil. A ferrovia vai interligar o Oeste e o Sudoeste da Bahia, além de outros estados brasileiros e faz parte de um projeto que une o oceano Atlântico ao Pacífico, por meio de uma malha ferroviária.

A ferrovia vai percorrer 1,5 mil quilômetros e atravessará 32 municípios no Estado, passando pela Bahia e Tocantins. Ainda em Ilhéus, Lula e Wagner participam da assinatura do contrato para a construção de casas populares.