Cerca de 20 viaturas foram entregues em Monte Santo, no território de identidade Sisal, a 352 quilômetros de Salvador, sendo que duas ficarão na cidade e 18 serão destinadas a Polícia Militar dos demais municípios do Sisal. O objetivo é intensificar o policiamento ostensivo da região. Os veículos, modelo Blazer, fazem parte de um total de 1.120 que serão entregues pelo governo estadual até o fim deste mês e distribuídas por todo estado para melhoria dos trabalhos das polícias Civil, Militar e Técnica.

De acordo com o coronel da PM, Célio Rodrigues, da 5ª Companhia da PM em Euclides da Cunha, os veículos vão reforçar a segurança local. De acordo com o coronel, tem ocorrido diversos roubos a estabelecimentos comerciais da região e as novas viaturas vão facilitar ainda mais o trabalho dos policiais militares.
O guarda municipal Paulino dos Santos, 40 anos, admirou os novos veículos e afirmou que agora vai ficar mais tranqüilo com o reforço ao policiamento da cidade. “Estávamos precisando. Ultimamente dormíamos de portas fechadas por causa dos roubos, agora, espero voltar a dormir com elas abertas. É bom pra nós”, ressaltou.

Além de intensificar a segurança, o Governo do Estado vai ampliar o sistema de abastecimento de água que atende a sede municipal de Monte Santo, que contará com investimento de R$ 452,5 mil. Também será construído o novo sistema de abastecimento de água que visa atender a localidade de Saco Fundo e beneficiar 385 pessoas, com o investimento de R$ 80 mil. O sistema vai contar com a instalação de um aparelho dessalinizador, equipamento utilizado no tratamento de água salobra.

O agricultor Luiz Gonzaga, morador da zona rural, conhece de perto as dificuldades da falta de água. Ele explica que a população freqüentemente precisa do carro pipa ou da ajuda do Exército para abastecer suas casas. “É um sofrimento isto aqui. Sempre estamos sem água e quando a prefeitura não dá jeito dependemos da ajuda do Exército. A ampliação da rede de água nos ajuda bastante”, afirma.

Durante o evento em Monte Santo, o governador Jaques Wagner anunciou que o Estado vai elaborar projeto de interligação dos municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo, por meio de sistema de abastecimento que beneficiará 12 mil pessoas. Para a interligação será preciso construir uma adutora com 42 quilômetros. “É uma obra cara, mas vamos tentar solucionar de uma vez por todas o problema de água de Monte Santo. Claro, que não iremos fazer isto da noite pro dia, entretanto, o governo não pode deixar o povo continuar sofrendo com a falta de água”, disse o governador Jaques Wagner.

Outra obra importante para o município e região é a reestruturação de cinco pontes ao longo do trecho da BA-220 que liga Monte Santo a Euclides da Cunha. As pontes serão ampliadas, já que atualmente apenas um carro por vez pode trafegar sobre elas. As obras serão nos quilômetros 6,40; 16,50; 21,30; 22,50 e 27,50, totalizando 109 metros de extensão. O investimento de R$ 4,4 milhões irá favorecer o tráfego de aproximadamente de 270 veículos por dia, beneficiando mais de 120 mil pessoas dos municípios de Monte Santo, Euclides da Cunha, Cansanção e Banzaê. “Há muito tempo aguardávamos por esta notícia do alargamento e melhoramento das pontes, que assim irá favorecer o tráfego e mais desenvolvimento para a região”, afirmou o prefeito Everaldo de Araújo. O governador ainda viabilizou a implantação de um projeto de mecanização agrícola no distrito de Desterro, no valor de R$ 117, 3 mil, e a construção de 70 cisternas no distrito de Mundo Novo, no valor de R$ 161 mil.