LOCAL: Centro de Convenções de Ilhéus, Rua Soares Lopes, Ilhéus Bahia.
DATA: 26.03.10 (segunda-feira)
HORÁRIO: 15h

O QUE É: solenidade de lançamento dos editais para contratação das empresas que construirão os trechos da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

IMPLANTAÇÃO: está dividida em duas etapas. A primeira compreende os trechos Ilhéus/Caetité, com 536 quilômetros, e Caetité/ Barreiras/São Desidério, com 465 quilômetros. A previsão é que a construção desses trechos seja concluída, respectivamente, em julho de 2012 e julho de 2013. A segunda etapa envolve a execução das obras do trecho Barreiras/São Desidério/Figueirópolis, com 524 quilômetros, cujo prazo de conclusão ainda está em estudo.

FERROVIA: com mais de 1,5 mil quilômetros de extensão, ligará as cidades baianas de Ilhéus, Caetité e Barreiras a Figueirópolis, no estado do Tocantins. A Fiol dinamizará o escoamento da produção do Estado da Bahia ao servir de ligação dessa região com outros polos do país, por meio da conexão que terá com a Ferrovia Norte-Sul, e formar um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul e aeroporto de Ilhéus. O trecho da estrada de ferro na Bahia tem 1.116 quilômetros e corta 49 municípios. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões.

BENEFÍCIOS: entre as vantagens previstas com a construção da Ferrovia Oeste-Leste no Estado da Bahia estão: a redução de custos sociais e privados dos transportes de insumos e produtos diversos; o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio com possibilidade de implantação de novos pólos agroindustriais e de exploração de minérios e a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, conexão com a malha ferroviária nacional, além de geração de cerca de 30 mil empregos diretos.