LOCAL: município de Remanso, no território de identidade Sertão do São Francisco, a 694 quilômetros de Salvador.
DATA: 03.03.10 (quarta-feira)
HORÁRIO: 10h30

O QUE É: assinatura de ordem de serviço para recuperação de trecho da BR-235, entrega de 156 títulos de terra e assinatura de autorizações para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água e perfuração de poços na zona rural.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BR-235: o trecho contemplado pela ordem de serviço possui 72,6 quilômetros de extensão e liga Remanso às localidades de Barragem do Caminho e Lagedo, ambas em Casa Nova. Sua recuperação está orçada em R$ 41,9 milhões, sendo R$ 37,7 milhões do governo federal e o restante de contrapartida do Estado. Além de melhorar as condições de tráfego de aproximadamente 260 veículos por dia, a intervenção irá favorecer o escoamento da agropecuária regional, beneficiando cerca de 240 mil pessoas. Ainda está sendo construído outro importante trecho da rodovia. São 74,1 quilômetros que vão da localidade de Canché (Jeremoabo) ao município de Uauá. As obras de terraplanagem e drenagem estão em andamento. O investimento da União nessa construção será de R$ R$ 104 milhões.

IMPORTÂNCIA VIÁRIA: a BR-235 interliga os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Classificada como uma rodovia transversal, quando totalmente implantada e pavimentada, promoverá uma integração mais eficiente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. À medida que se liga a outras rodovias, como as BRs 135 e 153, a BR-235 ainda possibilita o acesso às demais regiões do país, tornando mais fácil e ágil o intercâmbio social, cultural, econômico e tecnológico.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: em território baiano, a BR-235 atravessa os municípios de Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Euclides da Cunha, Uauá, Curaçá, Juazeiro, Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, até a divisa com o Piauí. Sua completa implantação consolidará o mais importante corredor rodoviário do Norte do estado e beneficiará o pólo agroindustrial de Juazeiro, constituindo-se numa excelente alternativa de escoamento da produção desta região. A rodovia também é de grande importância à atividade turística de Paulo Afonso, marcada pelas barragens e lagos da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ideais para a prática de esportes radicais. A produção agrícola de cebola em Casa Nova, a caprinovinocultura em Remanso, além das culturas de milho, feijão e mandioca, disseminadas em toda a região, também serão favorecidas. A rodovia ainda será uma opção para escoamento do minério de Campo Alegre de Lourdes.

TÍTULOS DE TERRA: os documentos garantem o reconhecimento da propriedade legal por parte do Estado aos novos donos de direito. Os benefícios de ser proprietário vão além de financiamento para produzir. Com o título, os produtores podem também financiar melhorias e construções em suas propriedades e ainda fazer o seu cadastro na Previdência Social, garantindo sua aposentadoria.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: os sistemas que serão implantados atenderão as localidades de Brejo e Lagoa da Salina, beneficiando 315 pessoas com água de qualidade. Essas obras estão orçadas em R$ 125 mil. Já os poços serão perfurados nas localidades de Formosa de Cima, Lagoa dos Poços e Oncinha para beneficiar 1.450 pessoas, com investimento de R$ 45 mil.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

REMANSO: com extensão territorial de 4.694 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 39.705 habitantes. A cidade foi emancipada em 1857 e atualmente a prefeitura é comandada por José Clementino de Carvalho Filho. As principais atividades econômicas do município são caprinovinocultura, a pesca e a apicultura.