A Bahia dá mais um passo para cumprimento do cronograma da Fifa que visa à construção da arena da Fonte Nova, sede dos jogos da Copa 2014. Desta vez, oito equipes formadas por engenheiros e técnicos em edificações do Consórcio OAS – Odebrecht, responsável pelas obras, iniciaram, nesta segunda-feira (8), a vistoria cautelar aos imóveis localizados no entorno do estádio.

Esta é uma ação preventiva realizada antes do inicio de grandes obras, principalmente quando há necessidade de demolição. Os técnicos verificam as condições atuais dos imóveis do ponto de vista de conservação e identificam os possíveis impactos que podem sofrer prédios e casas, situados em um raio de até 250 metros do estádio. A vistoria deve ser concluída em 60 dias quando serão visitados 2.300 imóveis. A ação foi iniciada há uma semana, com a visita de assistentes sociais aos moradores.

O engenheiro José Neto, responsável por uma das equipes, explica que são observadas a presença de fissuras, trincas e rachaduras, abatimento de pisos, descolamento de argamassa, umidade, dentre outros problemas, além de sinalizar eventuais riscos de desabamento do imóvel por ocasião dos serviços de terraplenagem ou fundações de uma nova obra. Durante a inspeção, todos os ambientes do imóvel são fotografados para a elaboração de um relatório.
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, a primeira etapa da vistoria consistiu com a visita de uma equipe de assistentes sociais, que tiveram contato com líderes comunitários e moradores do entorno da Fonte Nova, preparando a comunidade para a vistoria cautelar.
Vasconcelos afirma que, nesta segunda etapa, quando ocorre a visita dos engenheiros e técnicos aos imóveis, os moradores serão informados sobre qualquer tipo de alteração que possa ocorrer em conseqüência da execução das obras de construção da arena.

De acordo com ele, na sexta-feira (5), o governo estadual enviou ao presidente do comitê organizador da Copa, Ricardo Teixeira, um relatório sobre todas as ações realizadas pelo Estado para o recebimento do evento esportivo. O secretário ressalta que o comitê tem acompanhado de perto o cumprimento dos prazos e lembra que a Bahia está na frente das outras cidades-sedes. “Fomos os primeiros a abrir processo licitatório, a fazer os contratos. Estamos rigorosamente concluindo todos os prazos”.

O secretário Extraordinário para Assuntos da Copa do Mundo, Ney Campello, explica que o conceito de obra deve ser analisado a partir do processo licitatório, dos licenciamentos, de ações de vistorias e não apenas a ações físicas. “Todas estas etapas fazem parte de uma preparação para a parte da demolição, que é a primeira etapa da obra. É preciso deixar muito claro que não há absolutamente atraso em relação ao calendário”. Campello garantiu que, em abril, começam as primeiras intervenções físicas relacionadas ao processo de demolição. O prazo final para a conclusão da arena é 31 de dezembro, possibilitando a realização da Copa das Confederações, em 2013.

Moradores aprovam projeto
O comerciante Celso Diniz, morador do entorno da Fonte Nova desde que nasceu, há 52 anos, afirma que está muito ansioso para ver a nova arena em pleno funcionamento. Ele é um dos moradores que teve a casa vistoriada pela equipe de engenheiros do consórcio e disse estar tranqüilo quanto às obras e certo de que não será prejudicado. “Esta vistoria traz uma segurança para gente. Os técnicos explicaram que não vamos precisar desapropriar nossas casas e isto nos deixa tranqüilo. Só vamos sair no dia demolição e iremos colaborar”.

Diniz, torcedor do Esporte Clube Bahia, conta que acompanhou a construção do anel superior da Fonte Nova e que agora está emocionado porque vai presenciar a construção da nova arena. “É muita emoção. Vou ver o novo estádio ser concretizado para abrigar um evento tão importante”.

A aposentada Lucidia Lopo, 72 anos, também diz estar emocionada com a construção da nova Arena. Moradora há 22 anos, ela afirma que já presenciou de sua varanda, diversos jogos importantes realizados no estádio e a movimentação do público. “É muito bonita esta movimentação, imagine na Copa. Minha única tristeza vai ser quando olhar para a janela e não vê mais a Fonte Nova, mas tenho a certeza que a nova será muito mais bonita e que vamos assistir a Copa de pertinho”.

O investimento total da arena é de R$ 591,07 milhões, com recursos do governo federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que financiará até R$ 400 milhões dos projetos de estádios. A arena multiuso vai contar com capacidade para 50 mil pessoas, três níveis de arquibancada, 50 camarotes, museu do futebol e área de alimentação. Outros projetos para a Copa do Mundo, como mobilidade urbana, modernização da rede hoteleira, turismo, saúde e segurança pública, estão sendo articulados em conjunto com a Prefeitura de Salvador e empresas privadas.