LOCAL: município de Itaberaba, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, a 267 quilômetros de Salvador.
DATA: 23.02.10 (terça-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: inauguração da recuperação de trecho da BA-233 e de um Centro Digital de Cidadania (CDC) e assinatura de autorizações para implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água na zona rural.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

BA-233: o trecho recuperado possui 73,5 quilômetros de extensão e liga os municípios de Ipirá e Itaberaba. Além da população dessas duas cidades, a obra vai beneficiar os moradores de Pintadas, Iaçu, Marcionílio Souza, Seabra, Ruy Barbosa e Boa Vista do Tupim, totalizando aproximadamente 585 mil beneficiados. O investimento de R$ 32,2 milhões possibilitará a melhoria do tráfego dos cerca de 450 veículos que circulam por esta via diariamente, além do escoamento da agropecuária regional.

CDC: localizado na sede municipal, Rua Luís Eduardo Magalhães, conta com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. O investimento foi de R$ 50 mil. Qualquer cidadão pode utilizar os CDCs gratuitamente. Para isso, basta ir até uma unidade e se cadastrar. Cada usuário pode ocupar um dos computadores 30 minutos por vez. Se não houver fila, ele pode continuar utilizando a estação. Monitores estão capacitados para atender os usuários, oferecendo suporte e prestando orientações básicas. Os CDCs são disponibilizados por meio do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de mil unidades em todos os 417 municípios baianos, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades quilombolas, afrodescendentes e indígenas. A rede de CDCs tem mais de 110 mil acessos diários e foi triplicada desde o início de 2007, quando eram 362 unidades.

CIDADANIA DIGITAL: é considerada a maior iniciativa pública estadual de inclusão sociodigital do Brasil. Sua importância é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste. O principal público beneficiado pelo Cidadania Digital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: os sistemas atenderão a localidade de Papagaio e o assentamento Vazante. O investimento R$ 340mil beneficiará 670 pessoas.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

ITABERABA: com extensão territorial de 2.357 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 61.490 habitantes. A cidade foi emancipada em 1877 e atualmente a prefeitura é comandada por João Mascarenhas Filho. As principais atividades econômicas do município são a agricultura (frutas, com destaque para o cultivo de abacaxi e manga) e pecuária (bovinos, suínos, eqüinos e asininos).