A Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, será inaugurada nesta quinta-feira (25), às 9h30, pelo governador Jaques Wagner. A construção da unidade, que representará um incremento de 752 vagas no sistema prisional, atende à necessidade de reduzir o déficit de vagas de internos provisórios em Salvador e região metropolitana.

Construída em sistema de monoblocos fabricados em concreto de alto desempenho, a unidade possibilitará também maior segurança na custódia, já que a circulação dos presos é separada dos agentes penitenciários, os quais abrem e fecham as portas das celas por uma passarela superior, de onde também controlam e operam todas as instalações elétricas e hidráulicas. A obra custou aos cofres públicos R$ 34 milhões, sendo 10% do Governo da Bahia e 90% do governo federal.

Com uma área aproximada de 8,56 mil metros quadrados, o imóvel possui um módulo administrativo, um módulo de acesso e revista, alojamento e vestiário dos agentes, um módulo de serviços, cozinha e lavanderia, um módulo de recepção e triagem, um módulo de saúde com um ambulatório médico e uma vivência dividida em quatro raios.