O Presídio Regional da cidade de Paulo Afonso foi reformado e teve sua capacidade ampliada em 46%. São 84 novas vagas, distribuídas em 16 celas masculinas e uma feminina. A intervenção faz parte do plano de recuperação e ampliação do sistema prisional, que, até o fim deste ano, vai reformar e ampliar presídios em seis regiões do estado. 

A inauguração da nova ala do presídio contou com a presença do governador Jaques Wagner, que visitou o município, na manhã de terça-feira (23), e destacou o trabalho de reestruturação do sistema prisional baiano. “Até dezembro entregaremos mais de 2.500 vagas em presídios, além da reforma de algumas unidades. Estamos trabalhando para dar dignidade às pessoas que estão cumprindo pena”. 

A região também recebeu 16 viaturas para as polícias Civil e Militar. Elas vão atender aos municípios de Paulo Afonso, Chorrochó, Macururé, Rodelas, Paripiranga, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Jeremoabo e Santa Brígida. Os veículos fazem parte do total de 1.120 que o Governo da Bahia distribui até o final deste mês. 

Segundo o secretário da Segurança Pública, César Nunes, a renovação da frota de viaturas faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública, que está recuperando a infraestrutura e modernizando a polícia na Bahia. “Nós compramos novos veículos, coletes e armas, contratamos 3.200 soldados e estamos treinando outros 3.200. Também contratamos delegados e escrivães e estamos capacitando nossa tropa”. 

Recuperação 
Durante a cerimônia de inauguração do presídio e a entrega das viaturas foi anunciada a recuperação de dois trechos da BA-210. O primeiro de 24 quilômetros vai da divisa Bahia/Sergipe até o entroncamento com a BR-110. O segundo tem 32 quilômetros – de Quixaba até a barragem de Itaparica. Ao todo serão investidos R$17,5 milhões. 

O governador também anunciou a recuperação do Terminal Rodoviário de Paulo Afonso. O equipamento tem estrutura antiga e já não atende devidamente à demanda de passageiros e ônibus intermunicipais. Na área de assistência social, Paulo Afonso ganhará uma unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência para acolher, orientar e encaminhar mulheres que sofreram agressão aos serviços da rede de atendimento psicológico e jurídico. 

Nova cadeia pública será inaugurada em Salvador 

A Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) vem realizando, atualmente, reforma, ampliação e construção de presídios em seis regiões do estado. Em Salvador vai ser inaugurada, na próxima quinta-feira (25), a nova cadeia pública. A unidade, localizada no Complexo da Mata Escura, tem capacidade para 752 detentos e vai resolver o problema de superlotação das delegacias da capital e da região metropolitana. 

Também na capital baiana está em fase de terraplanagem, a obra do presídio de jovens adultos, com 421 vagas. Em Eunápolis e Barreiras serão criadas mais 900. Em Juazeiro, o conjunto penal da cidade foi ampliado e ganhou 50 lugares para o regime semiaberto. 

Além dessas vagas, outras 240 entraram em operação nos minipresídios construídos nas cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Itabuna e Jequié. “Estamos ampliando o sistema prisional para resolver um problema antigo de superlotação em delegacias e presídios baianos. Até o final deste ano vão ser 2.500 vagas e já temos recursos garantidos para chegar a três mil vagas até 2011”, enfatizou o secretário da Justiça, Nelson Pellegrino.

Publicada às 10h30
Atualizada às 17h10