Com estande instalado no Shopping Piedade, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), tem atendido consumidoras, desde a quarta-feira (3), com o objetivo de contribuir para que as mulheres criem hábitos responsáveis de consumo.

O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8), contará ainda com palestras direcionadas às mulheres, que serão realizadas na segunda-feira, no auditório do shopping, localizado no piso L4, e distribuição de material educativo.

Lucélia Santos Sousa, lojista e mãe de família, falou sobre a importância da mulher no orçamento doméstico. “Eu contribuo com 50% do orçamento lá de casa. A mulher precisa ser responsável na hora de consumir e saber poupar. Não pode ficar dependendo do marido”.

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil, uma em cada três mulheres é responsável pelo orçamento doméstico e pela educação das crianças.

O estande do Procon está instalado no piso L1 do Shopping Piedade. Bacharéis em Direito lotados no órgão vão tirar dúvidas e aconselhar as consumidoras. Na segunda pela manhã será realizada a palestra sobre “Direitos e Obrigações dos Lojistas na Exposição dos Preços”, ministrada pela coordenadora de Estudos e Pesquisas da Diretoria de Assuntos Especiais do Procon-BA, Flávia Marimpietri, professora de Direito do Consumidor.

Durante a tarde serão realizadas duas palestras. Uma sobre conservação de alimentos, ministrada pelas nutricionistas do órgão, Marta Magalhães e Gabriela Ramos. A outra com o tema “O Papel da Mulher na Formação dos Hábitos de Consumo”, ministrada pela bacharela em Direito, Vanessa Ferreira, lotada no Procon.