Técnicos de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA) flagraram operários utilizando 10 caçambas e uma retroescavadeira, em atividade de extração ilegal de areia, no areal da Fazenda Janaína/Aras Menezes, localizada no município de Catu, na Região Metropolitana de Salvador.

A apreensão é resultado da Operação Deserto Verde, que fiscalizou fazendas de eucalipto e beneficiamentos de mineração nos municípios de Aporá, Acajutiba, Crisópolis, Inhambupe, Itapicuru e Catu, na semana passada, onde os técnicos surpreenderam-se com a atividade ilegal.

“O areal já havia sido interditado e eles desrespeitaram a interdição, o que nos levou a decidir pela apreensão dos equipamentos e autuação dos responsáveis”, afirmou o coordenador da unidade Regional do IMA de Alagoinhas, Valquírio Oliveira. No município fica localizado o complexo policial para o qual o caso foi encaminhado.

“Tivemos acesso a documentos que comprovam a venda da areia e, agora, vamos estipular a multa e aguardar processo judicial”, assegurou Valquírio, que continua com a operação, nesta semana, sempre contando com apoio da Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental (Coppa). O material apreendido será doado, após processo judicial, conforme sugere a legislação ambiental.