Com o objetivo de ampliar as operações do Banco Europeu de Investimentos (BEI) na Bahia, com especial enfoque no financiamento de projetos que combatam as alterações climáticas, o vice-presidente da instituição, Carlos Costa, reuniu-se nesta sexta-feira (26), com o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, para conhecer os projetos estratégicos do estado.

Representando o governador Jaques Wagner, o titular da pasta do Planejamento apresentou detalhes sobre a implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, do Trem Regional, da ampliação dos Parques Eólicos e da utilização de biocombustíveis.

De acordo com Pinheiro, entre 2007 e 2011 serão mais de R$ 24 bilhões investidos na Bahia nas áreas de saneamento, infraestrutura logística, energética, social e urbana, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado em melhorar a qualidade de vida e gerar novos postos de trabalho. O bom momento da economia baiana pode ser medido pelo número de empregos gerados no mês de janeiro deste ano, cerca de 14 mil, representando quase 20% do total de 2009.

Na opinião do vice-presidente do BEI, Carlos Costa, "a Bahia é um estado que oferece um plano e um contexto socioeconômico que se encaixa no nosso perfil e temos certeza que os investidores que nos acompanham terão interesse em contribuir para a concretização da estratégia pensada". Ele lembra ainda que a instituição já financiou aproximadamente 200 milhões de euros para entidades privadas na Bahia.

O Banco Europeu de Investimentos é atualmente a maior instituição financeira do mundo em termos de volume global de recursos e exerce atividades em 140 países.