Para garantir água de qualidade para consumo humano na região de Caetité, onde uma das principais atividades econômicas é a mineração, a Agência Nacional das Águas (ANA) passa a auxiliar o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) no monitoramento e fiscalização da gestão das águas na região. O envolvimento da ANA foi garantido pelo secretário do Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, durante reunião ocorrida nesta quarta-feira (10), com a diretoria da agência, em Brasília.

Além da gestão das águas, a agência deve atuar na outorga de vários empreendimentos que devem ser implantados na região. Um deles é a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, que vai sair do Porto Sul, em Ilhéus, até Figueirópolis (TO). “No seu traçado original, a ferrovia terá um trecho que passará por cima do Rio São Francisco, portanto o envolvimento da ANA é imprescindível para a garantia da licença do empreendimento”, informou Pinheiro. 

Outra boa notícia para os baianos é à opção da Bahia Mineração em utilizar a ferrovia como modal de transporte para os minérios de ferro extraídos da região. Segundo o coordenador de Articulação e Comunicação da ANA, Antônio Félix, graças a isso, a solicitação de outorga preventiva para um minerioduto será cancelada pela agência.  Segundo Pinheiro, uma próxima reunião, dessa vez na Bahia, com o envolvimento da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Ingá, deve ocorrer nos próximos dias para a definição da abrangência de atuação da ANA na região. 

ANA 
A Agência Nacional de Águas é uma entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como missão implementar e coordenar a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água promovendo o seu uso sustentável em benefício da atual e das futuras gerações.