Foi lançado nesta terça-feira (9) pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) o Sistema Integrado de Gestão e Acompanhamento do Plano Plurianual (Siga/PPA). A nova ferramenta, que funciona através da internet, vai permitir a técnicos, gestores públicos e à sociedade acompanhar a aplicação de recursos, a execução orçamentária de projetos e a efetividade das ações implementadas pelo governo estadual.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, afirmou que o novo sistema será alimentado com informações de todas as secretarias. “Ele servirá de base para a tomada de decisões e para a análise qualitativa das políticas públicas aplicadas”, explicou. No primeiro semestre, o sistema vai ser usado pelas secretarias do Meio Ambiente, da Indústria, Comércio e Mineração, de Cultura e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. “Essa vai ser uma fase de experimentação e aperfeiçoamento. No segundo momento, ele vai ser aberto para todas as secretarias e para o público em geral, o que garante mais transparência”, disse Pinheiro.

O Siga está equipado com aplicativos como o Business Intelligence (BI), que permite criar relatórios cruzando dados físicos e financeiros com outras variáveis. A ideia é que a nova ferramenta se relacione com todos os sistemas de gestão existentes no estado. Técnicos e gestores financeiros de todas as secretarias vão receber treinamento para alimentar o Siga com informações das suas pastas. A capacitação será agendada e deve durar pouco mais de uma hora. O chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, explicou que o sistema tem funcionamento simples, e por estar no ambiente web permite o acesso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Para o secretário do Planejamento, a qualidade da informação e a atitude das secretarias na atualização do sistema vão determinar o sucesso do Siga. “Precisamos romper a lógica de trabalhar pensando apenas no momento. As informações não servem apenas para estatística. Elas são a base primordial para decidir os próximos passos”, destacou.