O zabumba, o triângulo e a sanfona, também conhecida como acordeom ou fole, são instrumentos indispensáveis para a execução de um bom forró. O ritmo típico do Nordeste é fortemente executado nos festejos de São João. Para manter a tradição da maior festa regional do Brasil foi lançado, nesta terça-feira (30), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o projeto São João da Bahia 2010. Desde 2008 que as festas típicas do mês de junho são realizadas no estado com apoio do poder público.

O músico Gil Alves tem grande experiência em Carnaval. Durante mais de 10 anos foi músico da banda de Daniela Mercury e, atualmente, faz parte do grupo Jammil. Ele reconhece que o forró precisava de mais espaço na capital. “O São João é uma festa popular como o Carnaval, que estava caindo no esquecimento em Salvador. As pessoas iam para o interior porque as festas juninas tocavam axé ao invés de forró”.

O gerente de vendas, Lucas Batista, 26 anos, é um frequentador assíduo da noite soteropolitana e ficou feliz quando soube do projeto. “Eu sou fã da festa de São João. Já fui para o Senhor do Bonfim, mas acho muito interessante a realização da festa em Salvador. Nós tínhamos uma carência de festas nessa época, na cidade. Faltavam eventos para que a gente ficasse em Salvador”.

Pelo terceiro ano consecutivo, Salvador entra a todo vapor no circuito do forró juntamente com os municípios do interior, atraindo mais turistas para o estado em junho. Este ano haverá oito noites de festa no Pelourinho, com shows de grandes nomes da música regional como Adelmário Coelho, Estakazero, Zelito Miranda, Carlos Pita, Gereba, Del Feliz, Val Macambira, dentre outros.

Além da programação musical, serão realizadas apresentações culturais de samba junino, quadrilhas, trios de forró e outros. Para a ação descentralizada estão previstos investimentos estaduais que podem ultrapassar R$ 11 milhões.

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, informou que “em 2008 e 2009, o Estado investiu R$ 19 milhões para a valorização das festas de São João nos municípios da Bahia. Estimamos que, neste ano, tenhamos um aditivo de 20% no investimento em todo o estado”.

Ainda de acordo com Emília, a ampliação do apoio às prefeituras tem foco na formatação de um produto turístico nos finais de semana de junho, com grandes atrações, visando a captação de turistas em diferentes regiões da Bahia.

No primeiro ano, apenas uma operadora vendeu, no mês de junho, quase 20 mil novos pacotes de viagem para o estado. Em 2009, um grupo de operadoras comercializou os pacotes e gerou um aumento nas vendas. Para 2010, a estimativa é ainda maior porque, além de São Paulo, a Bahiatursa estabeleceu parcerias com empresas de viagem dos maiores centros emissores de turistas – Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro -, que têm a Bahia como destino.

Festa para toda família

Na ocasião, o governador Jaques Wagner ressaltou que “essa é a terra mãe do Brasil. Toda cultura que é feita aqui merece ser profissionalizada, apoiada e valorizada. Colocamos no palco aquilo que temos de melhor, o São João, que é uma festa para toda a família”.

Ele também informou que quando o governo insere a capital na programação que tem tradição no interior, o objetivo não é gerar concorrência. “Não queremos colocar Salvador em disputa com as cidades do interior. A intenção é abrir mais espaço para esta arte”. Na opinião do governador, “não há nada melhor para a geração de trabalho, emprego, renda e desenvolvimento social do que o turismo”.

Durante o lançamento do São João da Bahia 2010, o governador foi homenageado pelos músicos do gênero que entregaram uma sanfona ao chefe do Poder Executivo em agradecimento à política estadual que inclui a valorização do forró. “Eu tenho 16 anos de forró e nunca vi tanta valorização da nossa música”, afirmou o cantor e compositor, Adelmário Coelho.

Os festejos de São João de 2010 também terão outro reforço especial, pois coincidem com o período de realização da Copa do Mundo da África. O lançamento contou com a participação expressiva da imprensa local. De acordo com o secretário em exercício do Turismo, Antônio Carlos Tramm, uma das estratégias de divulgação da festa em todo o estado inclui uma divulgação maciça nos meios de comunicação como o rádio, TV e internet. “Nosso público-alvo são os turistas do Nordeste e Sudeste, mas também entendemos que o São João é uma forma de levar cultura para os bairros de Salvador e para o interior, para tanto teremos uma ampla divulgação”, enfatizou Tramm.

Para o forrozeiro Zelito Miranda, o projeto foi de suma importância para quem faz e para quem gosta de forró. “Um sucesso espetacular. A credibilidade oficial nos deu mais visibilidade na mídia”. A banda Estakazero, o músico Carlos Pita, entre outros artistas e grupos de forró, também prestigiaram o lançamento do São João na Bahia 2010.

As prefeituras interessadas em colocar as cidades no roteiro das festas juninas deste ano precisam elaborar projetos e encaminhá-los à Bahiatursa, que já está recebendo as propostas. A seleção dos municípios segue três critérios – a tradição do município em realizar festas juninas, a densidade populacional e o potencial turístico.

Publicada às 12h
Atualizada às 16h40