A organização dos serviços de saúde para a melhoria do atendimento à população motivou a realização do Curso de Complementação da Qualificação profissional de Auxiliar de Enfermagem para Técnico em Enfermagem nas Unidades de Urgência e Emergência. O curso, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Escola de Formação Técnica em Saúde, teve aula inaugural, nesta quinta-feira (18). A iniciativa é destinada a funcionários efetivos atuantes nos setores de emergência, centro de materiais e esterilização, centro cirúrgico e internação domiciliar. 

Para o secretário da Saúde, Jorge Solla, com o curso, o atendimento aos pacientes ganhará qualidade. "Um conjunto grande de profissionais vai poder se capacitar e ajudar as unidades a atender de uma forma mais qualificada".
A superintendente de Recursos Humanos da Sesab, Telma Dantas, que ministrou a aula inaugural, com o tema A Reforma Sanitária Brasileira, considerou necessário estudo e qualificação para atender aos usuários do SUS. 

A vice-diretora da Escola de Formação, Maria Ester Souza, explicou que as atividades do curso devem ser desenvolvidas na própria unidade, dentro do contexto da atividade diária, aproveitando para a prática docente os profissionais de nível superior que estão diretamente envolvidos nos processos de trabalho com esses alunos/trabalhadores. 

O curso envolverá profissionais que exercem a função de Auxiliares de Enfermagem, demandando a complementação para o técnico de enfermagem, de 10 unidades de urgência da rede própria da Sesab, das quais cinco participarão na primeira etapa. 

São 129 trabalhadores dos hospitais Geral do Estado (HGE), Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Roberto Santos e a Unidade de Emergência de Cajazeiras VIII. Com uma carga horária de 600 horas, o curso terá a duração de oito meses. Das 600 horas, 400 serão de aulas teóricas e 200, prática e estágio. Os conteúdos serão adequados ao perfil de cada unidade, levando em conta os problemas e especificidades de cada unidade. Ao final do curso os alunos receberão o diploma de Habilitação em Técnico de Enfermagem.

Unidade descentralizada
A EFTS contará com uma unidade descentralizada na cidade de Itaberaba. De acordo com a diretora da 18ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Laura Letícia Pires, a unidade, que deve ser aberta em 30 dias, oferecerá, inicialmente, cursos de capacitação para profissionais que atuam no SUS e, num segundo momento, iniciará as turmas de formação de técnicos em enfermagem abertas para a comunidade. Serão oferecidos ainda cursos rápidos para a qualificação profissional de trabalhadores do SUS.