“Pessoas convivendo com o HIV: construindo relações entre vivência de estigma e enfrentamento”. Este será o tema do Café Científico que acontece, nesta terça-feira (16), a partir de 10h30, na sala de treinamento do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). 

O tema será abordado pela psicóloga Dafne Suit, professora do Instituto Gestalt Terapia da Bahia. Na ocasião serão apresentados os resultados de uma pesquisa realizada em Salvador, entre 2004 e 2005, com 100 participantes portadores do HIV, buscando retratar a vivência de estigma dessas pessoas, formas de enfrentamento adotadas diante da situação e a qualidade de vida que vivenciavam. 

Mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), a psicoterapeuta Dafne Suit começou a pesquisar a temática da soropositividade a partir do trabalho como voluntária no Grupo de Apoio às Pessoas com Aids (Gapa), em 2002. 

No ano seguinte, iniciou os estudos de mestrado e a pesquisa. Atualmente, ela se dedica à temática da soropositividade no universo feminino e está em fase de pesquisa para o doutorado. 

O Café Científico do Cedap tem como principal objetivo fomentar a discussão científica, estimulando os profissionais a apresentar suas produções acadêmicas. A atividade é aberta aos profissionais interessados no tema.