Os moradores de Cajazeiras puderam contar, no último sábado (27), com serviços e informações sobre saúde na 7ª Feira de Saúde e Cidadania de Cajazeiras. O evento, organizado pela União das Associações de Moradores e Entidades Representativas de Cajazeiras e Adjacências, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foi aberto com a apresentação de grupos teatrais. A feira marcou também a abertura do Projeto Cajaarte, iniciativa voltada para os estudantes das escolas do bairro e áreas vizinhas, que visa combater a violência por meio da educação e da arte.

Na feira, as unidades da Sesab localizadas em Cajazeiras disponibilizaram atendimento à população e também informações e orientações sobre promoção e prevenção à saúde. “Este é um espaço que a comunidade pode conhecer, valorizar e utilizar serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde”, comentou o assessor especial da Sesab, Salvador Brito. “É um momento que a Sesab se aproxima ainda mais da população, até mesmo despertando nela o interesse na prevenção de doenças”, completou.

Além da Maternidade Albert Sabin, da Unidade de Emergência de Cajazeira 7 e dos hospitais Eládio Lasserre e Especializado Dom Rodrigo de Menezes, instalados no bairro de Cajazeiras, participaram da feira, técnicos do Centro de Atenção ao Adolescente Isabel Souto (Cradis), do Centro Antiveneno (Ciave), da Escola de Formação Técnica em Saúde (EFTS), da Hemoba, da Coordenação de Doação de Órgãos e do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi).

Serviços 

Consulta com médico clínico, cardiologista, nutricionista, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e realização de eletrocardiograma foram alguns dos serviços de saúde prestados na feira. Uma equipe formada por nutricionistas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem prestaram atendimento ao público. “Estamos aqui para mostrar o que o hospital faz e a sua importância para a comunidade”, declarou o diretor do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, José Mário Benevides.

Outro serviço oferecido foi a avaliação de mancha de pele, feita por médicos dermatologistas. “Podemos, muitas vezes, detectar precocemente a hanseníase, doença que os portadores ainda sofrem preconceito”, disse José Mário. Ele ainda falou do trabalho educativo que é feito no hospital e que foi levado à feira para desmistificar a doença. Junto ao stand do hospital, estiveram representantes do Movimento de Reintegração do Hanseniano (Morhan) e da Associação de Portadores de Albinismo da Bahia (Apalba), para divulgação de informações sobre hanseníase e albinismo, respectivamente.

Hospital Eládio Lasserre recebe melhorias

A rede de atendimento da Sesab em Cajazeiras ganhou melhorias expandindo o atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde. O Hospital Eládio Lasserre passou por uma grande reforma e ampliação, ganhando 100 novos leitos, passando a contar com 150 desde dezembro. A unidade ainda passou a funcionar com três salas de cirurgias, duas a mais que antes das obras. De acordo com o diretor do hospital, Marco Andrade, com a ampliação, o Eládio Lasserre passou de 30 para 250 cirurgias realizadas por mês e o número de profissionais subiu de 200 para 400.

O diretor ainda falou da consolidação dos serviços de ortopedia no hospital. “Estamos com nossa equipe de ortopedia funcionando plenamente, podendo atender as necessidades da população de Cajazeiras”, declarou Marco Andrade, que ainda destacou o suporte que a unidade dá aos grandes hospitais como o Geral do Estado e o Roberto Santos. “Contamos com uma unidade da Sesab aqui em Cajazeiras que, além de atender a comunidade do bairro, consegue dar apoio ao funcionamento de outros hospitais”, reforçou Salvador Brito.