O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entregaram, nesta quinta-feira (25), na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, mais 67 Unidades de Suporte Básico (USB) do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) para a Bahia. As ambulâncias foram recebidas pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte.

A Bahia, depois de São Paulo, que recebeu 117 ambulância, com uma cobertura de 70,17%, foi a maior beneficiada, recebendo um número de veículos suficiente para expandir o atendimento a 56,7% da população do estado. O estado Pará vem em seguida, com 58 unidades, estendendo a cobertura do serviço a 70,7% dos paraenses.

Na Bahia, 66 municípios serão contemplados, abrangendo seis microrregiões, que têm como sedes os municípios de Teixeira de Freitas (extremo-sul), Brumado (sudoeste), Barreiras (oeste), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (estas últimas compõem a macrorregião norte). Para o recebimento das ambulâncias, as prefeituras tiveram seus projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009.

A ampliação do Programa do Serviço Móvel de Urgência (Samu) na Bahia é resultado de uma parceria entre governos municipais e estadual que, por meio de sucessivas negociações, mediadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pactuaram a atual arquitetura do programa no estado.

Os projetos para implantação dos Samu regionais foram montados por técnicos da Sesab e encaminhados para aprovação junto ao Ministério da Saúde. Eles acompanham a política de investimentos na regionalização de hospitais e é parte fundamental da rede de saúde que está sendo implantada atualmente na Bahia.

Com essa expansão, os Samu regionais passam de cinco para onze, com sede em Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Paulo Afonso, Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, Juazeiro e Senhor do Bonfim.

O investimento para implantação do Samu-192 é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que disponibiliza os equipamentos das ambulâncias de suporte básico e avançado de vida e também os recursos para a Central de Regulação Médica das Urgências. O custeio mensal de cada equipamento do Samu-192 é de responsabilidade conjunta das três esferas de governo.